+55 11 3446-8380 [email protected]
Tempo de leitura: 5 minutos
Uma pessoa digitando em um teclado e olhando para um tablet com códigos de programação.

Fazer escolhas corretas sempre foi um grande desafio para qualquer organização. Afinal, em muitos casos, elas não tinham dados que auxiliassem a tomada de decisões. Além disso, mesmo quando havia informações, o cenário não era dos mais fáceis, pois muitas delas poderiam estar espalhadas em diversos lugares.

Isso mantinha as organizações trabalhando “no escuro”, ou seja, fazendo escolhas baseadas em achismos. Afinal, poucas eram guiadas por dados e precisavam tomar suas decisões de acordo com os movimentos do mercado ou o que acreditavam que seria o melhor para o futuro do negócio. No entanto, esse cenário mudou completamente a partir da análise preditiva. 

Isso porque ao se aliar a outras tecnologias, esse conceito passou a facilitar o entendimento de várias questões de uma instituição. Nesse artigo, explicaremos o que é essa análise, além de falarmos sobre os benefícios dela e como implementá-la. Continue lendo este artigo e entenda tudo sobre o assunto!

O que é a análise preditiva?

A análise preditiva é basicamente uma técnica que utiliza tecnologias como Big Data, Machine Learning e diversos algoritmos para antecipar acontecimentos e tendências. Com isso, a sua empresa pode perceber futuros riscos (e agir para que eles não aconteçam) e/ou futuras oportunidades (e agir para que elas se concretizem). 

E o melhor de tudo é que isso não acontece apenas no âmbito interno, pois você também pode observar aspectos externos ao empreendimento. É possível, por exemplo, identificar movimentos do mercado e saber se eles podem beneficiar ou prejudicar a instituição. 

Tudo isso acontece graças ao Big Data mesclado às tecnologias analíticas. Sendo assim, um grande volume de dados importantes para o seu negócio é coletado para depois ser analisado, gerando insights relevantes.

Trabalhar com ferramentas como a análise preditiva é fundamental porque a sua empresa pode ganhar ótimas vantagens competitivas frente aos concorrentes. Afinal, você estará alguns passos à frente se souber quais são os próximos movimentos do mercado.

Como implantar a análise preditiva?

Apesar de não ser algo muito complexo, a análise preditiva precisa de alguns processos para funcionar bem. Dentre eles, listamos abaixo três dos mais fundamentais para uma implantação que seja boa ao empreendimento.

1 – Estabeleça objetivos claros

É difícil fazer pesquisas sem saber qual é o assunto a ser pesquisado. Do mesmo modo, é difícil analisar algo que você não sabe o que é. Portanto, a sua empresa precisa partir de um ponto inicial, tendo objetivos na análise. Por exemplo, antes de começar o processo, delimite se você quer analisar o mercado, um setor específico do empreendimento, um concorrente etc.

2 – Tenha dados confiáveis

É importante ter dados de qualidade para que a análise preditiva não gere resultados errados. Por isso, é essencial ter uma coleta de dados efetiva a partir de fontes confiáveis – sejam internas ou externas.

3 – Prefira tarefas gerenciáveis

Trabalhar com tarefas que sejam facilmente gerenciadas é o ideal no universo da análise preditiva. Afinal, o volume de dados é gigantesco e você precisa subdividir os afazeres para que o processo funcione da melhor maneira possível. 

Benefícios da análise preditiva

Depois de implantar a análise preditiva, a sua empresa pode se beneficiar em diversos aspectos relativos aos dados. Abaixo, listamos três das principais vantagens, mostrando como elas são experimentadas nas instituições. 

Antecipação de problemas

O primeiro grande benefício da análise preditiva é justamente a verificação de possíveis problemas que podem acontecer no futuro. Essa detecção de problemas pode verificar falhas no desempenho da equipe, questões relativas à adimplência dos clientes e movimentações do mercado que desfavorecem o empreendimento, por exemplo.

Melhoria da operação dos dados 

Não adianta coletar dados e deixá-los parados sem nenhuma utilização. Esse cenário muda a partir da análise preditiva, pois além de ter as informações nas suas mãos, você também terá tecnologias e métodos para analisá-las. Assim, os dados servirão ativamente ao negócio ao gerar insights relevantes depois de analisados. 

Segurança dos dados

A partir de alguns modelos preditivos, você consegue verificar anormalidades nos seus sistemas e identificar possíveis vulnerabilidades. Além disso, essas instituições também conseguem encontrar padrões de fraude e falhas de segurança que podem afetar a sua empresa em algum momento. 

Como você viu, a análise preditiva traz muitas vantagens competitivas ao empreendimento Quer conhecer mais dessa e de outras ferramentas que podem auxiliar o seu negócio?

Então curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram e fique por dentro de todas as novidades tecnológicas!