+55 11 3446-8380 [email protected]
Tempo de leitura: 4 minutos
Homem aponta para dashboard gerencial em reunião

Os gestores de empresas precisam ter informações para basear tudo o que é feito e gerenciado ao longo da rotina. Hoje, isso é ainda mais importante, pois os processos estão cada vez mais rápidos, exigindo tomadas de decisões certeiras. 

Afinal, as decisões equivocadas podem gerar diversos tipos de problemas, indo desde o retrabalho até prejuízos gigantescos. E foi justamente para reduzir questões como essas que o dashboard gerencial surgiu como uma solução em diversos tipos de negócios.

Isso porque ele facilita a gestão de informações, aumentando as chances da geração de resultados positivos ao negócio. Nesse artigo, mostraremos como isso acontece ao abordar o que é um dashboard, como a captação de dados funciona e quais são as suas vantagens. 

O que é um Dashboard Gerencial? 

Resumidamente, o dashboard gerencial é um painel de controle onde você pode visualizar diversas informações da empresa. Mas o grande diferencial dele é que é possível observar tudo em apenas um painel. Sendo assim, pode-se ter uma visual global do negócio em uma tela.

Sendo assim, nesse painel, você pode selecionar métricas que devem ser acompanhadas e/ou mensuradas constantemente e colocá-las em gráficos, infográficos etc. E esses indicadores selecionados não precisam se limitar a uma área específica, tudo depende da sua necessidade. 

Essas funcionalidades são ótimas, pois o ser humano é visual. Logo, um dashboard gerencial é algo que facilita a transmissão de informações, auxiliando o aprendizado sobre determinado assunto. 

Como os dados são captados em um Dashboard? 

Geralmente, os dados são captados a partir de um sistema de gestão que gerencia todos os dados da empresa. É ele que terá as informações sobre todos os setores do negócio, funcionando basicamente como um banco de dados do empreendimento. 

Contar com um Business Inteligence (BI) implementado também é uma boa escolha. Isso porque é uma ferramenta que centraliza a inteligência do negócio em um único software. Com isso, é mais fácil gerar informações confiáveis e de qualidade ao dashboard gerencial. 

Além disso, vale ressaltar que depois de captar os dados, é possível cruzá-los com informações internas ou externas. Em ambos os casos, isso pode trazer insights sobre melhorias internas, oportunidades de negócios, tendências de mercados e muito mais. 

Vantagens do Dashboard Gerencial 

A maior vantagem do dashboard gerencial é o fato de observar e analisar dados consolidados em tempo real. Isso pode acontecer tanto no escritório, quanto na rua a partir de aplicativos mobile que fornecem a visualização das informações.

Tendo essas tarefas em tempo real mescladas ao fato do dashboard ser bastante intuitivo e facilmente compreensível, a empresa consegue tomar decisões de maneira muito mais rápida.  Além disso, essas ações são bastante seguras e efetivas por serem baseadas em bancos de dados confiáveis. 

E dentre as ações mais comuns que as empresas têm a partir do banco de dados, a correção de falhas é uma das mais importantes. Afinal, é possível identificar gargalos ou falhas a partir da observação de dados relativos aos processos e fluxos. 

Algo legal é que do mesmo modo que pode-se corrigir falhas a partir das observações de um dashboard gerencial, também é possível identificar tendências de mercado. Com a análise das informações, os gestores conseguem entender quais ações o negócio precisa tomar para absorver essas tendências, entendê-las e passar a ter um diferencial competitivo. 

Como a DataEX pode lhe ajudar? 

A DataEX é uma empresa que está há mais de cinco anos no mercado, tendo se consolidado por oferecer tecnologias que aceleram a evolução dos negócios através dos dados. A partir de soluções que envolvem Power BI, Data Analytics, Big Data e muito mais, já mudamos o cenário de diversos empreendimentos. 

Nosso time é qualificado em Data & AI, sendo Microsoft Gold Partner Gerenciado e, além disso, especialistas em Banco de Dados SQL Server. Todas essas ferramentas e conhecimentos adquiridos garantem que temos excelência nos projetos para entregar o melhor produto final possível. 

Com isso, conseguimos conectar todos os dados do seu negócio para que eles cheguem com qualidade e segurança ao seu dashboard gerencial. A partir daí, basta analisar as informações e mensurá-las para gerar insights valiosos que gerem vantagens competitivas ao empreendimento.

Quer saber mais informações sobre como gerenciar seus dados da melhor maneira possível? Então assine a nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro!