+55 11 3446-8380 [email protected]
Tempo de leitura: 5 minutos

Homem utilizando uma prancheta em cima de uma mesa para realizar o data mining.

Conhecido como mineração de dados ou pela sigla DM, o Data Mining é um modo de gerar conhecimento em análises comparativas com dados de uma organização.

Ele é um processo que organiza dados, coleta as informações mais importantes diante de um ponto de vista analítico e traça conteúdos para descobrir padrões de comportamento ou gerar insights, com auxílio de softwares inteligentes.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Data Mining na perspectiva de mercado

Em termos históricos, a prática Data Mining começou depois da Segunda Guerra Mundial, durante a Guerra Fria, quando americanos perceberam que a análise de dados gerava respostas úteis para transformar o planeta Terra.

Atualmente, grandes instituições financeiras e tecnológicas são conhecidas por seus setores avançados de mineração de dados, com cientistas na busca de insights para fazer a empresa vencer concorrências cada vez mais acirradas na ótica mercadológica.

Como Data Mining se relaciona com o Big Data?

Data Mining e Big Data não são conceitos iguais, embora ambos sejam indispensáveis para um negócio ter disponível uma análise de dados otimizada.

O DM acontece em amostragens rápidas e limita os resultados a análises pontuais, via períodos curtos. Essa mineração ocorre nos bancos ou nas planilhas menores, com informações mais estruturadas.

Ilustração representando o data mining.

Por sua vez, o Big Data decorre no nível maior em escala quanto aos tipos e à quantidade de dados volumosos e não estruturados. Nesse caso, a pesquisa é no modo contínuo e requer períodos maiores de buscas.

Aplicabilidade de Data Mining nos setores de uma empresa

Abaixo vejas algumas das maneiras de como um negócio pode se beneficiar com Data Mining: 

  • permite que gestores e funcionários operacionais descubram como melhorar as formas de se relacionar com públicos gerais ou específicos;
  • aponta os motivos de clientes potenciais abandonarem as compras;
  • apresenta padrões de comportamento para aplicar em campanhas ou gerar insights para o marketing realizado;
  • prevê tendências de mercado;
  • elimina motivos de insatisfação do cliente;
  • reduzir riscos de fraudes ou nos investimentos financeiros;
  • facilita a identificação de atividades terroristas ou criminosas;
  • ajuda na captação de novos clientes;
  • localiza ou aloca produtos conforme os perfis de público;
  • melhora as análises das habilidades de um currículo para maximizar as chances de contratar a pessoa certa ao cargo correto;
  • auxilia na construção de personas com mais efetividade.

Como funciona o Data Mining?

Agora você sabe o que é Data Mining e os principais aspectos da aplicabilidade, fica mais fácil compreender como esse processo funciona, não é mesmo? Confira, a seguir, três etapas essenciais para aplicá-lo na sua empresa!

1. Defina uma problemática

Um cientista de dados não pode partir para a análise DM sem ter uma ideia de qual problema deve ser solucionado, do contrário as buscas perdem o direcionamento.

Primeiro compreenda as contrariedades ao debater com outros profissionais do setor envolvido ou analise os relatórios. Na sequência, estabeleça um motivo para minerar.

2. Prepare-se para minerar os dados

Use ferramentas estatísticas como suporte para qualificar sua mineração. Além da coletagem, você precisa descrever e explorar ao máximo as informações, testando a qualidade dos conteúdos.

A preparação é feita com preenchimento de valores, combinação e metodologias para a filtração, um esquema que varia conforme o estado dos dados brutos e a capacidade dos analistas.

3. Modele, avalie e implemente

Escolha uma técnica de modelagem para explicitar a solução proposta para o problema. Após isso, avalie — junto a sua equipe — se a mineração alcançou os objetivos preestabelecidos.

Por último, importe os dados para relatórios e coloque em prática as soluções apontadas.

Quais as melhores técnicas Data Mining?

Existem muitas técnicas de Data Mining no mercado, por isso separamos as três principais para você aplicar nos seus negócios e gerar resultados positivos. Confira:

  • associação;
  • Redes Neurais Artificiais (RNA); 
  • árvores de decisão.

Legal saber como funciona Data Mining, certo? Compartilhe esse post nas suas redes sociais para mostrar que você está por dentro do assunto e ajude outros colegas que buscam por essa informação.