Microsoft Azure: o que é e como ele pode potencializar a sua tomada de decisão

por | 14/04/2021 | Analytics, Dados | 0 Comentários

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça o Microsoft Azure, uma plataforma baseada no armazenamento de dados em nuvens. Aqui, entenda como ele é benéfico para o seu negócio!

A computação de nuvem evoluiu rápido! Cloud computing surgiu como uma novidade para armazenar dados na internet e aliviar os espaços de memória nos computadores corporativos. Atualmente ela representa um processo elementar no modelo estratégico de produção e arquivamento com Business Intelligence.

No contexto de dados como estratégia business de nuvem, quem lidera é a tecnologia Microsoft Azure. Ela facilita as tarefas de organizar, integrar e acelerar processos informativos entre os setores empresariais, além de ajudar nas tomadas de decisão e na redução das falhas de segurança.

Continue a leitura e veja as características dessa plataforma que ajudam os gestores a realizarem as suas atividades do dia a dia.

O que é o Microsoft Azure?

É a plataforma original de nuvem da Microsoft, uma das maiores marcas tecnológicas do mundo que oferece ferramentas, recursos e ambiente à hospedagem de sistemas empresariais com alta tecnologia.

Essa tecnologia surgiu em 2010 com o nome de Windows Azure, porém, foi renomeada como Microsoft Azure no ano de 2014. Ela é um serviço de computação cloud inteligente para anexar, organizar, administrar e interpretar dados para oferecer melhorias nas condições informativas de uma organização.

Microsoft Azure serve para quê?

Teoricamente, o Microsoft Azure fornece assistência tecnológica para auxiliar nas tomadas de decisões empresariais, e contam com uma ampla variedade de ferramentas, como: 

  • bancos de dados SQL;
  • análise de dados com IA e machine learning;
  • gerenciamento de rede;
  • serviços na nuvem;
  • armazenamento e backup de dados;
  • streaming.

Como as empresas têm utilizado Microsoft Azure?

Gestores usam o Microsoft Azure para anexar dados em nuvens e aliviar os espaços nos computadores, além de realizar análises para entender melhor os gastos dos negócios e as chances de lucros, em listas organizadas. 

Com isso, ele se torna uma fonte abundante de insights para alimentar estratégias empresariais.

Diversos negócios confiam nas interpretações tiradas do Microsoft Azure como base de dados para criar soluções tecnológicas que melhoram o tempo de entrega aos clientes ou evoluem a produtividade interna.

Data lake, data mining e big data não são mais desafios difíceis nas análises, pois o Microsoft Azure é muito capaz de lidar com essas e outras tarefas relacionadas a dados corporativos volumosos. Além disso, é possível centralizar a gestão, pois ele permite reunir as informações dos setores empresariais com ferramentas de controle de todos os acessos autorizados.

Quais as principais funcionalidades do Microsoft Azure?

Como já citamos, a plataforma do Microsoft Azure conta com uma variedade de ferramentas e, por isso, ela apresenta diversas funcionalidades. Confira as principais a seguir:

1. Auxiliar na tomada de decisões

Microsoft Azure serve como apoio no aspecto decisivo, fornecendo insights que reformulam processos dentro do tempo correto do mercado. Assim, ele melhora a qualidade na entrega aos consumidores e a conquista de novos nichos.

2. Organização

É possível dividir os dados em diversas listas personalizadas, as quais podem ser cruzadas para que os analistas possam ter menos trabalho em comparar dados complexos.

3. Integração

Essa plataforma facilita a organização interna. Por exemplo, quando a empresa possui dados organizados, as áreas de RH e TI podem estar integradas perfeitamente para que os projetos possam ser desenvolvidos de modo rápido, colaborativo e seguro.

4. Aceleração

Ao agilizar o processo de levar as informações para os setores da empresa, há menos necessidades de deslocamento físico para tirar dúvidas, oferecer sugestões e analisar os mesmos dados com diversos analistas ao mesmo tempo.

5. Segurança de dados

O selo Microsoft garante confiança e segurança dos dados na nuvem e é muito efetivo contra as ameaças cibernéticas. Sua grande vantagem é que ele não requer tempo de espera para atualizar hardware ou adicionar patches que protegem os dados valiosos da empresa.

Em nosso artigo, você pode entender o que é o Microsoft Azure e como ele auxilia nas atividades das organizações, contribuindo na tomada de decisões e reduzindo as falhas na proteção e segurança de dados

Ainda tem dúvidas sobre a Microsoft Azure? Então deixe a sua pergunta no comentário para que a gente possa esclarecê-los!

Ebook Data Driven Team - Cultura de Dados

E-book Data Driven Team

Conheça o processo que valoriza e incentiva o uso de dados nas tomadas de decisão cruciais do seu negócio.

Declaração de privacidade
Ebook Data Driven Team - Cultura de Dados

E-book Data Driven Team

Conheça o processo que valoriza e incentiva o uso de dados nas tomadas de decisão cruciais do seu negócio.

Veja mais artigos relacionados

Problemas de Dados na Empresa: Erros Comuns e Soluções Práticas

A era da tecnologia transformou a maneira como as empresas operam e tomam decisões. Dados precisos...

Bootcamp 2024: Como participar?

Se você não se inscreveu no Bootcamp DWE – 3ª edição, ainda dá tempo. Nesse artigo especial...

Serviços de TI: Desenvolvimento na Jornada de Dados

A evolução agora é constante e muito rápida. Todos os dias nos deparamos com novidades e inovações...

Engenharia de Dados impulsiona a personalização no Marketing?

Nos últimos anos, a personalização se tornou uma tendência dominante no mundo do marketing. À...

Segurança e Privacidade de Dados na Engenharia de Dados

A crescente digitalização de processos e a explosão de dados têm impulsionado a importância da...

Acelerando a Tomada de Decisões com Streaming de Dados

Na era atual da informação, onde dados são gerados em uma velocidade exponencial, a capacidade de...