+55 11 3446-8380 [email protected]
Tempo de leitura: 5 minutos
Neste artigo, você vai entender porque o Power BI pode trazer enormes vantagens competitivas ao seu negócio. Leia e descubra como!

Os relatórios sempre foram uma grande ferramenta para as empresas entenderem como diversos aspectos internos e externos funcionam. A partir deles, o gestor consegue visualizar questões relativas aos processos organizacionais e desempenho dos colaboradores, analisar o mercado e a concorrência, observar tendências e muito mais. 

Atualmente esse trabalho funciona de uma forma ainda mais prática, pois temos ótimos recursos de automatização em mãos. Hoje, a partir de ferramentas como o Power BI, não é mais preciso modificar informações manualmente, já que os dados interagem entre si. Assim, o que é alterado em uma fonte, gera resultados em todos os relatórios que tenham aquela informação. 

Mas além dos relatórios, o Power BI ajuda em muitos outros aspectos para negócios que desejam gerenciar seus dados a fim de obter vantagens competitivas. Neste artigo, falaremos mais sobre isso, mostrando as características da ferramenta, seus benefícios e como ela pode ser usada em empresas de qualquer porte. Continue a leitura e confira!

O que é Power BI? 

O Power BI é um conjunto de programas, serviços de softwares e outras aplicações em geral que trabalham com fontes de dados inicialmente não relacionadas. A partir disso, a ferramenta realiza a interligação, fazendo com que eles não apenas se relacionem, mas também sejam dispostos de forma coesa e visualmente simples. 

Essas informações podem estar nas mais variadas fontes, indo desde planilhas de Excel até bancos de dados hospedados na nuvem.

O grande diferencial do Power BI não é só a captação dos dados, mas sim a maneira com que ele organiza o que foi extraído, facilitando a análise e o manuseio de todas as informações. 

Com isso, fica muito fácil entender o que aconteceu com a empresa no passado, como ela está reagindo no presente e o que pode acontecer no futuro. A partir da inteligência artificial, o Power BI aprende os padrões do empreendimento e faz previsões futuras. 

Esse é um recurso crucial que agrega bastante valor ao negócio porque os gestores conseguem antecipar movimentos internos ou externos e se preparar para eles. Além disso, é possível compartilhar tudo o que foi observado com outras pessoas, promovendo um esforço conjunto nas melhorias dos processos. 

3 vantagens do Power BI

O Power BI oferece muitas melhorias ao negócio, trazendo vantagens competitivas e impulsionando resultados gerais. Afinal, as análises deixam o empreendimento um passo à frente dos concorrentes. No entanto, os benefícios não param por aí! Abaixo, veja alguns dos mais relevantes. 

Funcionamento na nuvem

Por ser inteiramente instalado na nuvem, as ferramentas de Power BI podem ser acessadas em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento, desde que você tenha os devidos dados de acesso. Com isso, os colaboradores que precisam visualizar essas informações, ganham muito mais mobilidade e podem até mesmo trabalhar com elas no modelo home-office

E mais, os dados podem ser atualizados automaticamente sempre que alguém interagir com eles fazendo modificações, adicionando ou retirando algo etc. Como isso é feito em tempo real, todas as informações se mantêm precisas, facilitando análises objetivas que tragam insights verdadeiros ao negócio. 

Baixo custo

Quando pensamos nas vantagens competitivas que o Power BI traz, geralmente imaginamos que os custos para adquirir as ferramentas são altos. No entanto, isso não é verdade, pois ele promove uma solução de Business Intelligence com muitos recursos e um ótimo custo-benefício se comparado a outros sistemas com a mesma finalidade. 

Afinal, observamos que ela tem menor custo do que alguns concorrentes do mercado de geração de insights. Além disso, vale também ressaltar que o Power BI é desenvolvido pela gigante Microsoft e foi reconhecido como uma das melhores ferramentas do segmento no Quadrante Mágico 2020 feito pela Gartner. 

Dashboard personalizável

Ter um dashboard de simples entendimento é uma ótima premissa do Power Bi, mas indo além disso é preciso visualizar o que é necessário para você naquele momento. Afinal, não é recomendável trabalhar com muitas informações soltas, já que a leitura pode ficar truncada, atrapalhando a análise como um todo. 

Neste sentido, esta solução traz a possibilidade de modificar toda a interface da melhor maneira para o usuário. Por exemplo, você pode customizar colocando métricas, resultados e gráficos que façam mais sentido para a sua necessidade atual. 

Com todas essas funcionalidades e benefícios, o Power BI se mostra um ótimo recurso para entender as questões do seu empreendimento. Ainda mais se você quer ter um dashboard gerencial útil que influencie drasticamente nas suas tomadas de decisão. 

Aliás, para saber mais sobre esse aspecto particular do dashboard gerencial, leia nosso artigo sobre o assunto!