Por que terceirizar um profissional de TI? Veja 4 vantagens

por | 29/09/2020 | Gestão de TI, Outsourcing | 0 Comentários

Tempo de leitura: 4 minutos
Mulher de negócios falando ao telefone com profissional de ti

Atualizado em: 14/09/2022.

Quase todas as empresas atuais têm muitos recursos tecnológicos que precisam ser administrados constantemente. Algumas delas delegam essa administração a profissionais internos de TI que muitas vezes ficam sobrecarregados.

Afinal, eles precisam executar várias tarefas ao mesmo tempo, tais como otimizações, atualizações, manutenções etc. Com isso, esses colaboradores internos não conseguem focar em atividades estratégicas, limitando-se ao operacional. 

Há um cenário ainda pior onde os empreendimentos nem mesmo têm um time dedicado à tecnologia. Nesses casos, as instituições não conseguem administrar as suas tecnologias, sofrendo com problemas constantes e precisando de auxílio externo periodicamente. 

No entanto, a saída para essas duas complicações reside na terceirização do profissional de TI. Afinal, eles estarão em equipes externas que podem focar completamente nas tecnologias do seu negócio. Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre essas e outras vantagens desse modelo de trabalho. Veja!

1. Foco no Core Business 

A função primária de um consultório médico é atender os pacientes, certo? Sendo assim, porque esse empreendimento deveria perder tempo com assuntos relativos à tecnologia se e o cerne do negócio não está ligado a este assunto? Nesses casos, terceirizar um profissional de TI seria o mais sensato para otimizar o tempo de todos os envolvidos

Isso porque esse profissional terceirizado terá um foco completo nas tecnologias do seu negócio, como dito. Assim, ele poderá gerenciar a infraestrutura, fazer manutenções, observar atualizações e exercer quaisquer outras tarefas operacionais que forem relevantes para a continuidade do setor e da rotina empresarial. 

Com esse auxílio, todos os colaboradores desse consultório médico, por exemplo, não precisarão perder horas tentando solucionar problemas relativos às tecnologias do empreendimento. Logo, eles poderão manter-se focados no Core Business (núcleo do negócio, em inglês), ou seja, o atendimento médico, enquanto a responsabilidade relativa ao TI está nas mãos de uma equipe terceirizada. 

2. Auxílio de experts

Ao terceirizar profissionais de TI, você contará com a ajuda de profissionais especializados no assunto sempre que for necessário. Ou seja, todo o suporte oferecido por essa equipe externa é extremamente qualificado, tendo prazos pré estabelecidos para solucionar problemas.

Além disso, todas essas atividades de alta qualidade feitas pelos profissionais de TI serão documentadas em relatórios que mostram o desempenho do serviço prestado. Assim, você conseguirá controlar o setor e manter o planejamento, mesmo que não esteja agindo ativamente na área. 

3. Redução de custos

Uma empresa que não tem uma equipe interna de TI altamente especializada no assunto, geralmente não consegue ter as melhores tecnologias disponíveis para o seu negócio. Isso porque em muitos casos não há o conhecimento necessário para saber quais são as melhores alternativas para o empreendimento ou simplesmente não há dinheiro suficiente. 

Com isso, hardwares, atualizações, infraestruturas e softwares são adquiridos sem ter uma real necessidade. Por outro lado, é muito caro manter uma equipe interna altamente qualificada porque isso exige gastos com bons salários e benefícios. 

Terceirizar um profissional de TI é uma boa saída para esse problema porque todos os custos relativos à aquisição de tecnologias e de profissionais fica a cargo da empresa terceirizada. Sendo assim, você só paga uma mensalidade para ter esses recursos à sua disposição. 

4. Segurança

Quanto mais recursos tecnológicos um empreendimento tem, mais difícil é monitorá-los e mantê-los protegidos contra ataques e invasões de hackers. E, em um cenário onde estamos cada vez mais imersos no ambiente digital, é importante pensar na segurança como um dos pilares do negócio. 

Por isso, é essencial contar com a ajuda de profissionais de TI qualificados que estão sempre a par das últimas tecnologias relativas à proteção de recursos tecnológicos. Com eles, a sua empresa estará pronta para lidar com quaisquer problemas que possam acontecer, a partir de soluções de alto padrão que detectam invasões, tentativas de phishing, spams etc.

Como a DataEx pode te ajudar? 

A DataEX está qualificada para ser seu parceiro comercial ao terceirizar profissionais de TI para acelerar a evolução do seu negócio, contando, por exemplo, com nossas soluções de Serviços Gerenciados.

Com ela, oferecemos suporte especializado em diversos aspectos tecnológicos visando:

  • resolver problemas de performance, incidentes e falhas em bancos de dados SQL Server;
  • atender chamados e GMUDs para manutenção e sustaining de ambientes Azure e bancos de dados SQL Server;
  • monitorar serviços Azure para garantir performance, boa utilização e escalabilidade.

Quer experimentar esses e outros benefícios? Então entre no nosso site para conhecer a DataEx e todos os nossos serviços.

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