Tomada de decisão: 7 passos para aumentar a precisão

por | 14/10/2021 | Dados | 0 Comentários

Tempo de leitura: 8 minutos

Martelo em vetor representa a tomada de decisão proposta pelos dados

Atualizado em: 03/11/022

A tomada de decisão é o processo de fazer escolhas identificando uma decisão, coletando informações e avaliando alternativas. Mesmo que seja comum no cotidiano dos negócios, nem sempre é fácil escolher a melhor opção, especialmente em situações que podem ter um grande impacto.

Os procedimentos decisórios tornam as ações mais deliberadas e planejadas, organizando informações relevantes e definindo soluções. Assim, essa abordagem aumenta as chances de você escolher a alternativa mais satisfatória possível.

Gestores de empresas bem-sucedidas fazem mais do que encontrar uma maneira de ganhar dinheiro e vender coisas. Assim, como os supervisores precisam considerar cenários futuros que podem ou não acontecer, isso requer um pensamento fora da caixa.

Eles não só lidam com as tarefas diárias, como também pensam no quadro geral e tomam decisões alinhadas ao objetivo da empresa.

Mas como é possível tomar decisões certeiras para sua organização? Neste artigo, você conhecerá alguns passos para aumentar a precisão das escolhas e conquistar os melhores resultados. Aproveite a leitura!

O que é tomada de decisão?

A tomada de decisão é um processo de compreensão da interação de escolhas e seu impacto sobre a organização. Afinal de contas, seguir caminhos errados e na hora errada podem resultar em consequências catastróficas.

Em outras palavras, o poder do pensamento estratégico reside em combinar o poder da decisão certa com o momento certo.

Para permanecerem competitivas e sobreviver, as organizações devem optar por algo que maximize os resultados de curto prazo e minimize os riscos a longo prazo. Esse processo revela as possibilidades futuras de uma empresa e as opções que podem ser implementadas para alcançar o sucesso. 

Assim, as estratégias baseadas em dados ajudarão sua empresa a sobreviver, crescer e prosperar. Por exemplo, o gerente de uma fabricante de sucos e conservantes incentiva a equipe de pesquisa a desenvolver uma bebida com menos açúcar, pois acredita que isso será uma forma de vender mais o produto para quem se preocupa com essas características.

Dessa forma, a empresa se torna fornecedora de algo mais saudável e com menos substâncias químicas.

Tomada de decisão: razões e sua importância

A organização que pretende ter um melhor desempenho no futuro, precisa focar em ter um melhor presente. Por isso, deve tomar decisões estratégicas para superar os obstáculos que vierem no caminho de crescimento da organização.

Esse é um passo importante, pois:

  • facilita a aprendizagem organizacional;
  • melhora o desempenho;
  • conquista os melhores resultados;
  • reduz a probabilidade de falha estratégica ou de ser vencido pela concorrência.

Além disso, fornece relatórios de BI (“Business Intelligence” ou Inteligência de Negócios)  para as organizações estudarem e preverem as tendências futuras — uma habilidade importante para as lideranças atuais.

Vale destacar que as decisões estratégicas requerem alto grau de responsabilidade e focam em objetivos de longo prazo. Portanto, essas atividades precisam de um extenso conhecimento sobre muitos assuntos, incluindo os processos, sistemas e políticas.

Assim, a tomada de decisão é uma ferramenta fundamental para impulsionar o crescimento dos negócios, pois a partir dela é possível descobrir como alcançar um objetivo de negócio e prever seus riscos.

É por isso que as organizações devem ter um processo de tomada de decisão que inclua um conjunto bem definido de políticas e regras cumpridas por todos.

Você também pode usar diferentes ferramentas de análise de dados e ferramentas de detecção de informações para ajudá-lo. Por isso, implementar a cultura data driven também é um recurso importante.

Imagem em vetor de homens analisando as tomadas de decisões a serem seguidas.

7 passos para tomada de decisão

Em uma organização, não são apenas os gestores que precisam tomar decisões estratégicas, mas, em alguns casos, os colaboradores também devem escolher alguns caminhos para seguir.

Com isso, diversos departamentos da empresa podem se tornar mais eficientes ao pouparem tempo e energia.

Tomar boas decisões é um método que deve ser aprendido. Isso não é algo que nascemos sabendo, entretanto, pode ser desenvolvido por meio da experiência profissional e seguindo uma série de etapas.

Conheça sete passos para aumentar a precisão da tomada de decisão:

1. Sempre se basear em dados

Colete algumas informações pertinentes antes de tomar sua decisão, como: 

  • quais informações são necessárias;
  • as melhores fontes;
  • como obtê-la. 

Além disso, essa etapa envolve um “trabalho” interno e externo. Portanto, faça uma autoavaliação da empresa, pesquise online, em livros, artigos, converse com sua equipe e, se for preciso, com outros profissionais.

Um importante recurso que facilita essa consulta é a centralização de dados, o qual oferece diversos benefícios para a tomada de decisão.

2. Metrificar decisões

Qualquer decisão importante precisa ser metrificada para comprovar se foi a melhor opção. Além disso, cometer erros é comum, mas também pode ser uma excelente oportunidade de aprendizado.

Portanto, tente monitorar, medir e avaliar os efeitos de cada decisão tomada. Com isso, será possível redefinir metas e revisar o que for necessário para compreender se você está conduzindo corretamente os processos e ajudando a empresa a crescer.

3. Explorar e listar diferentes opções

Toda vez que você decidir algo terá que pensar em opções para evitar uma escolha errada ou causas para problemas futuros. Sem dúvidas, você terá muitas alternativas para avaliar o que é positivo para evitar falhas.

Por esse motivo:

  • use ferramentas, como pesquisas de mercado;
  • consulte sua equipe;
  • faça um brainstorming com todos;
  • confira o que os concorrentes estão fazendo. 

Existem outros recursos, mas o mais importante é analisar as informações obtidas para conseguir chegar a um consenso que suporte sua escolha.

4. Avalia as evidências

Uma vez que você tenha identificado múltiplas alternativas, avalie as evidências a favor ou contra essas alternativas

Veja o que outras empresas já fizeram no passado para ter sucesso no seu mercado e dê uma boa olhada nas vitórias e perdas de sua própria organização. Assim, identifique potenciais armadilhas para cada uma de suas opções e avalie as possíveis recompensas.

5. Rever decisões anteriores

O processo de tomada de decisão exige que você sempre reavalie o que realizou no passado, ou seja, suas escolhas anteriores e as consequências delas. Em seguida, você deve analisar e encontrar quais melhorias podem ser feitas.

No entanto, você pode priorizar certos objetivos, mas lembre que eles podem mudar conforme a necessidade dos negócios. Assim, será necessário mudar a estratégia da empresa e procurar melhorias contínuas.

6. Conversar com a equipe

Embora os gerentes sejam responsáveis ​​por tomar as decisões estratégicas, também é importante ouvir os colaboradores.

Quem trabalha em uma operação logística saberá quais os gargalos, como as empilhadeiras podem ser melhor utilizadas, quais melhorias devem ser feitas para que todos tenham mais segurança, entre outras coisas.

Envolver a equipe no processo de tomada de decisão é muito importante para que todos se sintam parte da empresa e possam comemorar juntos os bons resultados advindos dos seus esforços.

7. Tome medidas

Após tomar sua decisão, aja sobre ela! Desenvolva um plano para tornar sua escolha tangível e alcançável. Em seguida, envolva seus colaboradores nas tarefas para executar as medidas necessárias para colocar o planejamento em ação.

O melhor curso de ação

A capacidade de uma empresa tomar as decisões certas é um fator crítico que pode determinar o sucesso ou fracasso. Nem todas as escolhas devem ser iguais e nem todas precisam ser tomadas no mesmo dia ou semana.

Se você já tem uma ideia da sua opção, deve criar um plano e determinar uma linha do tempo para executar a partir de informações e análises. Com isso, será possível ter uma boa compreensão de quais alternativas são valiosas para sua organização. Por isso, você deve usar dados para suportar suas decisões.

Na maioria das organizações, existem escolhas que afetam a vida, tanto de gestores quanto de colaboradores. Dessa forma, o melhor curso de ação deve ser definido para que os objetivos sejam cumpridos, envolvendo todos da organização.

Afinal de contas, as decisões requerem pensamento estratégico e precisam ser tomadas com uma compreensão clara do futuro, tanto a curto quanto a longo prazo.

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