+55 11 3446-8380 [email protected]
Tempo de leitura: 8 minutos

Aplicação de Data Science por meio de um notebook.

Em termos teóricos, Data Science consiste na coleta dos dados de diferentes fontes para análises rasas ou profundas que fornecem subsídios informativos, para ajudar nas tomadas de decisões, com insights precisos.

Atualmente, o Data Science representa uma das áreas de conhecimento em expansão. Esse crescimento promete aumentar nos próximos anos, pela necessidade de transformar informações excessivas não estruturadas em conteúdos informativos úteis e objetivos ao crescimento corporativo.

Convém indicar que essa ciência analítica de dados não representa a garantia do sucesso, mas sim uma ferramenta auxiliar às decisões importantes que um gestor deve tomar no trabalho na busca de soluções para alcançar ou ultrapassar metas pré-estabelecidas em produção ou lucro.

O que é Data Science?

Big Data. Provavelmente essas palavras não soam estranhas para você, certo? Elas explicam o massivo volume de dados digitais e a velocidade com que são produzidos ou transmitidos.

Os dados estão em quase todas as partes: no pedido via app do celular, nos preenchimentos de informações pessoais e financeiras em checkout dos e-commerces, nas interações das redes sociais, entre outras exemplificações.

Mas, normalmente, o que as empresas fazem com essas informações? Quase nada! Muitas vezes são descartadas antes do backup diário, sem serem catalogadas e submetidas a análises, perdendo um volume de informações estratégicas imensuráveis.

Nesse contexto existe o Data Science, uma área de TI cujo objetivo é a captação, organização e análise dos dados coletados para melhorar na gestão e identificar oportunidades de inovar, tomar decisões corretas, aprimorar processos ou buscar lucro constante.

Como o Data Science pode ajudar nos negócios?

De acordo com estudo da Business Software Alliance, 90% dos líderes das grandes empresas tecnológicas indicam que a análise de dados é um diferencial imprescindível, comparável a aspectos decisivos como mão de obra, capitais financeiros e matéria-prima.

Com um efetivo método de Data Science, é possível encontrar problemas, soluções, possibilidades de lucrar, métricas realistas, entre outras vantagens que você conhecerá logo abaixo.

Quais os benefícios do Data Science?

Normalmente, o processo de Data Science engloba etapas na rotina do cientista de dados como: questionar, preparar, explorar, concluir e comunicar.

Aparentemente parece algo um tanto trabalhoso, mas depois de você realizar esse processo algumas vezes, estabelecendo uma metodologia efetiva aplicada a recursos tecnológicos inteligentes, se torna simples concluir análises qualitativas ou quantitativas e aproveitar as seguintes vantagens:

  1. Retenção de consumidores;
  2. Customização de preços;
  3. Identificação de riscos;
  4. Melhorias nas finanças corporativas;
  5. Otimização das campanhas de marketing;
  6. Auxílio na tomada de decisões;
  7. Personalização de produtos ou serviços;
  8. Previsão de demandas;
  9. Mais segurança;
  10. ROI maximizado.

Ao prosseguir com atenção na leitura verifique o significado de cada item da lista dos pontos positivos do Data Science:

1. Retenção de consumidores

Ao analisar comportamentos quanto às escolhas e interatividade de clientes em canais específicos (por exemplo: Youtube, Spotify e Fan Page no Facebook) você pode compreender melhor sobre o que eles esperam.

Isso engloba mudanças nas características do produto ou serviço oferecido, descontos, parcelamentos, kits e vouchers. É mais fácil tomar providências para reter um consumidor quando você sabe quais são os principais desejos dele, algo possível graças ao Data Science.

As informações mostram se há chances ou não de algum público-alvo deixar de comprar do seu empreendimento e as formas como a empresa pode agir para evitar esse revés.

2. Customização de preços

Existem muitos casos nos quais o Data Science colabora para estabelecer uma precificação perfeita. Exemplificando, empresas de seguro podem examinar bases para estabelecer valores a cobrar com menos riscos aos negócios como: local de residência, faixa etária, histórico de ocorrências, renda, entre outras variáveis.

Nesse sentido, o valor da apólice pode ficar mais equilibrado, menos arriscado à empresa de seguro e no preço ideal conforme a capacidade de pagar do cliente.

3. Identificação de riscos

Identificar perigos ao subsidiar a tomada de decisão é uma atividade popular na ciência da análise de dados. Isso decorre em diferentes áreas, inclusive medicinal, para ter precisão sobre quais procedimentos médicos utilizar conforme cada característica patológica.

4. Melhorias nas finanças corporativas

Uma empresa tem mais chances de sucessos financeiros na medida em que possui maior inteligência analítica. Isso porque essa ciência pode identificar gargalos, possibilidades de ganhos e inúmeras oportunidades nos processos da empresa a partir de uma visão macro.

5. Otimização das campanhas de marketing

O Data Science mostra os diferentes caminhos para que as suas ações de marketing estejam em um nível máximo de alinhamento junto das características do seu público.

Alguns mecanismos tecnológicos em conjunto com o raciocínio analítico de um excelente cientista de dados resultam na melhoria da qualidade das análises quanto ao perfil de leads ou clientes comuns, ajudando nas práticas publicitárias para converter visitantes em compradores e fidelizá-los.

6. Auxílio na tomada de decisões

Agilidade é um fator determinante na tomada de decisão. Por vezes, os gestores precisam realizar uma escolha rápida e efetiva ao mesmo tempo, com êxito, para não arriscar os próprios cargos. A partir do momento em que um administrador possui acesso rápido a dados inteligentes e organizados, é mais simples decidir corretamente.

Em uma estrutura voltada para Data Science com mecanismos para levantar e apurar informações, é possível descobrir o caminho com maiores índices de aproveitamento para resolver problemáticas. Além das buscas informativas, dependendo do tipo de mecanização, é possível mergulhar a fundo nas verificações para projetar resultados aos próximos dias, meses ou até mesmo anos.

7. Personalização de produtos ou serviços

O potencial de competição das suas ofertas aumenta quando elas são personalizadas conforme sugerem as informações constatadas pela ciência de dados. Você pode oferecer serviços ou produtos ajustados ao considerar as verdadeiras demandas do seu cliente ideal. Com Data Science, entenda o que públicos potenciais querem realmente, ajuste ofertas e vença a concorrência.

Com um sistema baseado em um Data Science inteligente, é possível até mesmo coletar informações não estruturadas (sem organização na base de dados) por outros meios, como as mídias sociais.

8. Previsão de demandas

Compreender até que ponto determinada busca por algum produto pode acabar ou aumentar é um ponto importante para manter a saúde financeira dos negócios em bons níveis. Sistemas de análise com base em Data Science podem prever particularidades a respeito das demandas e sugerir preços para manter a comercialização em crescimento constante.

Ao prever demandas, sua empresa otimiza recursos e evita colocar em risco parcerias de negócios, como fornecedores.

9. Mais segurança

O Data Science permite analisar comportamentos de sistemas e traça vulnerabilidades existentes ou que podem acontecer caso não sejam realizadas as providências cabíveis. Mais garantia com a privacidade e menos chances de vazamentos de dados confidenciais são duas vantagens que você tem. Esse fator é extremamente importante, considerando o estabelecimento da LGPD no país.

10. ROI maximizado

Para empresas que investem em tecnologia, ter ROI (Retorno Sobre o Investimento, do inglês Return Over Investment) é uma questão de sobrevivência. Sem resultados positivos não há continuação do negócio, principalmente em startups cujo objetivo consiste no lucro imediato.

A partir de um Data Center, as análises de dados mostram quais ações geram ou não resultados. Graças a essa comunicação, você identifica áreas que precisam de reparos, melhorias ou abandono.

Com o uso de Data Science, um gestor pode planejar melhor as decisões e ações com insights valiosos — o que justifica os investimentos em determinada área, tanto com cientistas de dados capacitados como nas tecnologias que auxiliam na realização das análises de grandes volumes informativos.

Agora que você já conhece os principais benefícios do Data Science para as empresas, o que acha de continuar acompanhando as novidades e principais assuntos sobre o mercado? Em nossas redes sociais, sempre compartilhamos insights valiosos sobre tecnologia e o uso de dados. Estamos no Facebook e Instagram!