Big Data e Business Intelligence: você conhece a diferença?

por | 16/11/2021 | Dados, Databases | 0 Comentários

Tempo de leitura: 7 minutos
executivo com a mão estendida dando suporte ao globo com dados

Por serem conceitos próximos, o Big Data e Business Inteligence (BI ou Inteligência de Negócios) são, muitas vezes, confundidos.

Se você trabalha com tecnologia ou acompanha o mercado de atuação da sua empresa, provavelmente já tem familiaridade com o termo “Big Data”. 

À medida que os recursos de armazenamento das plataformas de dados melhoram, surgem novas metodologias para descobrir informações valiosas.

Entretanto, alguns processos podem não ser claros o suficiente para os colaboradores compreenderem, os quais, em momentos de mudança na empresa, podem ter seus sentidos distorcidos.

O Big Data, por exemplo, é frequentemente confundido com o Business Intelligence, pois ambos trabalham com a análise de dados e contribuem com as tomadas de decisões. Seja como for, algumas discussões podem surgir e complicar ainda mais esse cenário.

Pensando em ajudar você a esclarecer algumas dúvidas sobre esses dois recursos, preparamos um conteúdo com seus conceitos e explicação das suas principais diferenças. Continue a leitura e aproveite!

O que é Big Data?

O Big Data se refere aos conjuntos de dados estruturados e não estruturados complexos, que são rapidamente gerados e transmitidos a partir de uma grande variedade de fontes. 

Essa metodologia é formada pelos seguintes atributos:

  • volume — enormes quantidades de dados armazenados;
  • velocidade — aceleração dos fluxos de dados que devem ser processados e analisados;
  • variedade — diferentes fontes e formulários que os dados são coletados, como números, texto, vídeo, imagens, áudio e texto.

Atualmente, os dados são constantemente gerados sempre que abrimos um aplicativo, pesquisamos no Google, andamos pela cidade com o smartphone nos bolsos e até quando viajamos.

O resultado? Coleções maciças de informações valiosas que empresas e organizações precisam para gerenciar, armazenar, visualizar, analisar e, assim, entender seus comportamentos.

Assim, as ferramentas tradicionais de dados não são equipadas para lidar com toda essa complexidade e volume de informação, o que levou a uma série de soluções especializadas de software e arquitetura de Big Data projetadas para gerenciar essa crescente carga.

O que é Business Intelligence?

Enquanto o Big Data se refere à imensa quantidade de dados, o Business Intelligence é o processo que você faz para analisar e tratar as informações coletadas.

Por meio da tecnologia, o BI se envolve com os dados, sejam normais ou grandes, e extrai insights úteis a partir deles. Isso pode envolver uma variedade de ferramentas, aplicativos e metodologias que permitem a coleta de dados de fontes internas e externas.

Com as informações relevantes selecionadas, o BI facilita suas organizações para análise, desenvolvimento e execução de consultas, além de criar relatórios e visualizações práticas para apresentar os resultados obtidos.

Nesse sentido, o BI refere-se a uma ação e possibilita o estudo das informações, seja de tamanho regular ou Big Data, para tirar o melhor proveito estratégico. Por isso, ele implica a organização e análise de dados brutos para obter insights valiosos sobre os negócios.

Na prática, trata-se de uma “Pedra de Roseta” que traduz símbolos sem sentido em um mapa que leva a tesouros, como decisões precisas, eficiência e aumento dos lucros.

Quais as diferenças entre Big Data e Business Intelligence?

O Business Intelligence refere-se à coleta de sistemas e produtos implementados em diversas práticas de negócios, mas não as informações derivadas dos sistemas e produtos.

Por outro lado, o Big Data passou a ter diversos significados. Ao compará-lo com o BI, algumas pessoas associam esse conceito ao tamanho dos dados, enquanto outras usam essa designação sobre abordagens específicas para análises.

Então, como ambas abordagens se relacionam e se comparam? A seguir, confira algumas diferenças entre elas!

Cientista e especialista em dados extraem conhecimento e percepções dos dados, imagem em vetor.

Fontes de informações

O Big Data pode fornecer informações fora das próprias fontes de dados de uma empresa, servindo como um recurso expansivo.

Portanto, ele é um componente do Business Intelligence e oferece uma visão abrangente de seus processos — o Big Data, muitas vezes, constitui as informações que levarão a insights de BI.

Quantidade e tipos de dados

O Big Data e Business Intelligence se diferem na quantidade e no tipo de dados que incluem. Entretanto, como o BI é um termo guarda-chuva, os dados considerados como sua parte são muito mais inclusivos.

Abrangência

O Business Intelligence abrange todos os dados, desde relatórios de vendas hospedados em planilhas do Excel até grandes bancos online. O Big Data, por outro lado, consiste nesses grandes conjuntos de dados.

Ferramentas

Pelos motivos citados anteriormente, as ferramentas envolvidas nos processos de Big Data e Business Intelligence também diferem.

Uma ferramenta de BI básica consegue processar fontes de dados padrão, mas é possível que ela não esteja equipada para gerenciar o Big Data. Assim, outros sistemas mais avançados são especificamente projetados para seu processamento.

Porém, existem sobreposições envolvidas no uso de sistemas abrangentes de BI feitos para lidar, também, com grandes conjuntos de informações. 

A maioria dos fornecedores de soluções de Business Intelligence também oferecem modelos com recursos de Big Data.

Business Intelligence e Big Data: benefícios

especialistas em dados extraem conhecimento e percepções dos dados, imagem em vetor

Flexibilidade

O Big Data e Business Intelligence em conjunto oferecem um valor distinto para organizações, de tal forma que grandes organizações empregam tanto analistas de BI, quanto cientistas de dados para minerar informações e as transformar em “ouro”.

Impulsionamento de resultados

O BI abrange a coleta, o monitoramento e o processamento de informações brutas, mas muitas vezes também são estruturadas para detectar, desenvolver ou impulsionar oportunidades para melhorar o desempenho dos negócios.

Apoio às outras áreas

As organizações utilizam o BI para apoiar muitos departamentos, incluindo vendas, governança, recrutamento, produção, sucesso do cliente e marketing.

Visibilidade

Após implementar ferramentas de Big Data e Business Intelligence, as empresas conseguem analisar informações para planejar novas estratégias e, até mesmo, mudar o que já estava estruturado, ou seja, consegue lidar melhor com imprevistos

Dessa forma, encontram o melhor modelo de preço para um produto ou serviço, tem maior controle dos processos de trabalho e aumenta a produtividade dos seus colaboradores.

Redução de custos e riscos

Da mesma forma, as empresas também podem fazer a análise de dados para reduzir seus custos, agilizar prazos, detectar anomalias, conquistar melhores margens de lucro e mitigar riscos.

Assim, como a combinação das duas metodologias traz diferenças significativas, muitas instituições financeiras, grandes varejistas e gigantes de telecomunicações buscam parceiros que forneçam essas soluções, como a DataEx.

O melhor dos dois mundos

Após passar pela comparação entre Big Data e Business Intelligence, você deve ter entendido que o BI aborda as questões conhecidas e pode extrair informações estratégicas para o seu negócio. Enquanto o Big Data se envolve com um universo imenso de dados que podem otimizar seus processos e o trabalho dos seus colaboradores.

Ambos são de grande importância e devem ser bem compreendidos para que as empresas façam o melhor uso delas, alcançando, assim, os valores e resultados desejados no negócio.

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer e entender as diferenças entre Big Data e Business Intelligence.

Ebook Data Driven Team - Cultura de Dados

E-book Data Driven Team

Conheça o processo que valoriza e incentiva o uso de dados nas tomadas de decisão cruciais do seu negócio.

Declaração de privacidade
Ebook Data Driven Team - Cultura de Dados

E-book Data Driven Team

Conheça o processo que valoriza e incentiva o uso de dados nas tomadas de decisão cruciais do seu negócio.

Veja mais artigos relacionados

Problemas de Dados na Empresa: Erros Comuns e Soluções Práticas

A era da tecnologia transformou a maneira como as empresas operam e tomam decisões. Dados precisos...

Bootcamp 2024: Como participar?

Se você não se inscreveu no Bootcamp DWE – 3ª edição, ainda dá tempo. Nesse artigo especial...

Engenharia de Dados impulsiona a personalização no Marketing?

Nos últimos anos, a personalização se tornou uma tendência dominante no mundo do marketing. À...

Segurança e Privacidade de Dados na Engenharia de Dados

A crescente digitalização de processos e a explosão de dados têm impulsionado a importância da...

Acelerando a Tomada de Decisões com Streaming de Dados

Na era atual da informação, onde dados são gerados em uma velocidade exponencial, a capacidade de...

Estratégias de Integração de Dados para uma Visão 360 do Cliente

A gestão eficaz dos dados do cliente é fundamental para as empresas que buscam compreender,...