Quais são os tipos de Inteligência Artificial existentes? Descubra aqui

por | 6/07/2021 | Inteligência Artificial | 0 Comentários

Tempo de leitura: 6 minutos

Mão robótica, representando a inteligência artificial, tocando em uma tela transparente azul com a ilustração de um rosto humano.

A Inteligência Artificial (AI) tem como objetivo elaborar dispositivos que realizam tarefas similares à capacidade humana — como o de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. 

Com o seu uso nas organizações, é possível minimizar erros de informação entre os colaboradores da empresa, otimizar processos e qualificar experiências.

Mesmo com a perspectiva de crescimento rápido no futuro próximo, atualmente já existem diferentes tipos de Inteligência Artificial, tendo em vista as diversas demandas por automação.

Academicamente há várias vertentes da IA, com funcionalidades específicas e aplicações diversas que transformam as características dos negócios. Portanto, conhecer cada um deles é útil para abrir um novo mundo de possibilidades.

Neste artigo, conheça os principais tipos de Inteligência Artificial e entenda os motivos dela ser essencial para as organizações.

Principais tipos de Inteligência Artificial

ANI, AGI e ASI são os 3 tipos de Inteligência Artificial considerados fundamentais para as organizações e cada opção possui um nível de capacidade distinto, desde fraco até superior. Abaixo, entenda melhor cada um deles.

1. ANI

A Inteligência Artificial Limita (ANI) é aplicada para realizar uma tarefa específica, seja ela complexa ou não. São soluções rápidas que calculam dados e os convertem em um comportamento. Elas se dividem em duas subcategorias: máquinas reativas e memória limitada.

Máquinas reativas

Apresentam uma limitação de memória por pertencerem a um tipo de Inteligência Artificial mais antigo. Além disso, elas não usam o que já aprenderam para tomar decisões atuais. Nas máquinas reativas há poucas reações, com base em estímulos, pelos baixos limites ao armazenamento dos dados.

Memórias limitadas

Nesse subgênero de ANI é possível armazenar, processar e resgatar informações, o que aumenta a complexidade dos comportamentos aptos para deliberar, ou seja, tomar decisões.

As recomendações de streaming são exemplos de memórias limitadas. O sistema recomenda vídeos com base nos dados que se referem a escolhas anteriores do usuário.

2. AGI

A Inteligência Artificial Geral (AGI) é um tipo de IA avançado, com uma perícia capaz de emular os comportamentos humanos. Máquinas que têm essa habilidade podem aprender sozinhas por meio das práticas de Machine Learning

Essa IA também se divide em duas subcategorias: máquinas cientes e autoconscientes.

Máquinas cientes

Essa é uma subárea de AGI na qual a Inteligência Artificial entende os estímulos diretos antes de desempenhar uma atividade.

Máquinas autoconscientes

A potência de aprendizado por estímulos diretos ou indiretos é superior nos detalhes.

Por exemplo, quando percebemos que, em um local, as pessoas choram de tristeza existe a percepção de que está acontecendo algo ruim pela nossa autoconsciência. É assim que funciona esse recurso de IA.

3. ASI

A Superinteligência (ASI) é o futuro da IA e ainda está em estudos nos grandes centros científicos. Essa se trata da tal tecnologia que pode ter capacidade superior aos humanos, para armazenar dados ou tomar decisões.

A tendência de ASI é ser flexível, para executar cálculos um pouco mais difíceis ou muito superiores, realizando funções impossíveis se considerar o potencial da competência humana.

Exemplos práticos da Inteligência Artificial das grandes empresas

Para facilitar a compreensão, separamos alguns exemplos práticos da IA. Confira!

Ilustração de homem utilizando os principais tipos de inteligência artificial, ao fundo, cérebro conectado à telas de computadores.
Ícone de computador, representando tipos de inteligência artificial.

Deep Blue

Nome do computador da IBM vencedor de uma partida de xadrez contra o melhor jogador humano da história.

Ícone de celular, representando os tipos de inteligência artificial

Siri

Assistente pessoal da Apple que opera com configurações de IA. Ainda, há a tecnologia Face ID que ajuda na busca de imagens do iCloud e recomenda sons no Apple Music, por exemplo.

Ícone de casa, representando os tipos de inteligência artificial

Alexa

Considerando outra marca gigante, a Amazon, não podemos deixar de mencionar o potencial de IA existente no assistente de voz Alexa, que está mais popular entre os acessórios inteligentes de smart homes. A empresa também tem fama por prever tendências de compras com base no comportamento digital dos clientes.

Em algumas lojas físicas da Amazon não existem vendedores humanos, o consumidor entra, compra e sai sem contato com pessoas. Além disso, a cobrança acontece direto na conta de cadastro. Assim, a identificação dos compradores se dá por QR Code ou reconhecimento facial captado por câmeras inteligentes.

Ícone de carro, representando os tipos de inteligência artificial

Carros inteligentes

Em matéria de tendências da IA o Google é um destaque. Há anos a marca realiza testes dos carros inteligentes que trafegam sem motoristas, seguramente.

Ícone de uma página de navegador virtual, representando os tipos de inteligência artificial

Google Assistente

Já o Google Assistente funciona como uma máquina que realiza assistência pessoal virtual aos negócios. Esse sistema auxilia em buscas de imagens, respostas automáticas de e-mails, entre outras tarefas automatizadas.

Os tipos de Inteligência Artificial para a sua empresa

Um dos enganos de alguns empresários e diretores das áreas financeiras é pensar que usar IA requer muitos custos, sendo inacessível para as microempresas ou para aqueles que apresentam baixos budgets.

De fato, alguns recursos avançados custam muito dinheiro. Porém, existem diversas aplicações úteis às organizações que estão disponíveis a custos baixos ou, até mesmo, gratuito.

O importante é não ficar parado. Portanto, comece investindo em IA para melhorar os resultados, obtendo experiências personalizadas com clientes ao usar tecnologias que respondem aos estímulos e automatizam operações.

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