Bootcamp Data Women Engineers: Saiba tudo que aconteceu!

por | 19/05/2022 | Analytics | 0 Comentários

Tempo de leitura: 13 minutos
Bootcamp Data Women Engineers - Saiba tudo que aconteceu

Do dia 17/01/2022 ao dia 27/01/2022, a DataEX – em parceria com a Microsoft – realizou o Bootcamp Data Women Engineers, um curso voltado exclusivamente para a capacitação de mulheres na área de Engenharia de Dados.

O Bootcamp data Women Engineers teve o intuito de apresentar na prática todas as técnicas essenciais para que as participantes pudessem descobrir como funciona o desenvolvimento de um banco de dados funcional e robusto, e para que futuramente possam usar sua expertise auxiliando empresas a tomarem decisões baseadas em data-driven.

Alguns dos temas abordados durante o curso foram os seguintes:

  • Aprender como construir uma arquitetura de dados escalável e estável na prática;
  • Criar Data Warehouse e DataMart do conceito a prática em ferramentas de manipulação de dados e banco de dados relacionais como o SQL Server;
  • Conhecer as linguagens SQL e T-SQL e as ferramentas banco de dados SQL Server on-premise, SQL Server on Azure, Integration Services (SSI) e Azure Data Factory (ADF);
  • Aprender a teoria, transformar, consolidar dados estruturados e não estruturados e criar modelos de dados para análises eficientes e organizadas através de aulas práticas.

Todas as aulas foram conduzidas de maneira que as Bootcampers pudessem ao final do curso fazer um Desafio demonstrando na prática se todos os conhecimentos compartilhados pelos professores foram absorvidos com sucesso.

Porém, o objetivo principal deste Bootcamp é aumentar a inclusão de mulheres no mercado tecnológico.

A DataEX acredita no poder das mulheres e confia no potencial feminino para ocupar cargos importantes na área de Engenharia de Dados, comprovando que mulheres são engajadas e totalmente capazes de dominar a área de tecnologia.

O Bootcamp Data Women Enginners e sua importância para o público feminino

André Rosa, um dos professores do Bootcamp, resume muito bem o intuito da DataEX:

“Sabendo da atual necessidade de profissionais de DATA no mercado, decidimos utilizar a capacitação de mulheres como uma das soluções para este nosso desafio em parceria com a Microsoft com o Pilar de D&I (Diversidade e Inclusão).

Para esta iniciativa realizamos um processo seletivo, onde mais de 1000 mulheres se inscreveram para concorrer a 50 vagas. Após o processo seletivo, foram 2 semanas intensas de treinamentos com aulas ao vivo, unindo hard skills e soft skills com participações muitos especiais de profissionais da DataEX e Microsoft.

Através de aulas teóricas, práticas e desafios técnicos iniciamos 50 mulheres na Engenharia de Dados, que participavam de todas as aulas com engajamento notório.

Oferecemos mais que conhecimento, acolhemos estas mulheres, seja qual for o momento delas, tanto de transição de carreira quanto dar um UP em suas habilidades atuais para se transformarem em futuras Engenheira de Dados.

Aqui na DataEX, acreditamos que investir em diversidade e inclusão é um excelente alicerce para alavancar e contribuir com a transformação digital do ecossistema.”.

Em resumo: O Bootcamp foi um sucesso. A receptividade de todas as participantes foi muito além do esperado e a sinergia entre todos os envolvidos foi extremamente satisfatória. Nosso público foi diverso e se integraram muito bem entre si.

Como pontuou uma das nossas participantes, a Elaine Candido da Silva: “Os relatos de superação das mulheres palestrantes convidadas, as palavras de apoio e empoderamento dos homens palestrantes convidados foi essencial. Foi um Bootcamp de acolhimento e respeito, pois ali estavam sendo treinadas mulheres das mais variadas qualificações e níveis de conhecimento da área, mas sem o julgamento e a competitividade que marcam os ambientes de trabalho de uma forma geral.”.

Como uma primeira experiência, podemos afirmar que foi um grande sucesso. A intenção agora é trazer ainda mais mulheres para o mercado tecnológico e apresentar a elas os itens essenciais para dar start no aprendizado na área de Engenharia de Dados.

Confira alguns dos depoimentos na íntegra de nossas Bootcampers:

Luciana Ferreira – 1º Lugar no Desafio Data Engineer

Ganhadora Bootcamp DWE 2022 - Luciana Ferreira

“Participar do Bootcamp DWE foi uma experiência completamente nova para mim. Quando uma amiga viu a publicação no LinkedIn da Microsoft e me enviou dizendo: “Faz, é a sua cara!”, fiquei muito empolgada e resolvi fazer. Quem conhece, mesmo que apenas pelo lado da “Luciana Profissional”, sabe que sou muito fã da Microsoft. Logo de cara para participar foi necessário completar um desafio no Microsoft Learning para concorrer a uma das 50 vagas disponíveis. Fiz com todo o empenho e quando vi que o resultado sairia no dia do meu aniversário, pedi exatamente isso de presente. No dia 10 de janeiro passei o dia atualizando o e-mail e quando o e-mail chegou, pulei de felicidade. Afinal de contas ganhei o presente que tanto pedi. Para mim só de ocupar uma das 50 vagas já era uma vitória.

No primeiro dia foi informado que teria um desafio e as três primeiras teriam uma premiação, premiação essa que dentre elas tinham vouchers para certificação. Meus olhos brilharam na hora, mas por pura insegurança eu não me via naquele pódio. Mesmo já sabendo alguns assuntos abordados no Bootcamp, durante os dias das aulas eu só me empolgava pois era muito interessante aprender por outra perspectiva e descobrir coisas novas e, depois das aulas e expediente de trabalho que tinha que conciliar, me via praticando o assunto da aula anterior super empolgada. Ao término das aulas, fazer o Desafio para mim era como uma diversão! Claro, foi cansativo, pois fazia durante as horas vagas do fim de semana e pós expediente de trabalho. Mas no dia da premiação, ver meu nome no pódio, em primeiro lugar foi inacreditável.

Digo inacreditável pois eu realmente não esperava. Fiquei emocionadíssima e extremamente orgulhosa de mim. Como já disse em outra ocasião, felicidade foi pouco para dizer como me senti. Mas uma coisa que sei que sinto e não é pouco é a gratidão que tenho pela Microsoft e DataEX por ter dado essa ótima oportunidade para 50 mulheres cheias de vontade de aprender, cheia de sonhos, batalhadoras e inteligentes. Agradeço demais a todos por todo o apoio, ensinamento e novamente, a oportunidade, não só para mim, mas para todas as meninas. Muito obrigada! E o ensinamento que fica é: Jamais podemos duvidar de nós mesmos, da nossa capacidade. Por mais que sempre tenha alguém que diga que isso ou aquilo não é para a gente, não podemos dar ouvidos. Pois somos sim capazes, e não podemos deixar que ninguém nos convença do contrário.”


Nathália Santiago – 2º Lugar no Desafio Data Engineer

Bootcamper Data Women Engineers - Nathália Santiago

“Tenho que começar esse depoimento com uma confissão, não me lembro onde vi o anúncio do bootcamp, porém durante a busca nas redes de oportunidades para melhorar minha formação para poder ingressar na carreira de dados, esse anúncio apareceu em boa hora.

Desde o início me impressionou muito a organização do curso, a linguagem visual do material, a pontualidade dos instrutores, a qualificação dos mesmos, a educação de todos.  Os valores da empresa eram presenciados na postura de todos os profissionais que tiveram contato conosco durante essa jornada. Essas são habilidades que observamos e aprendemos para nos tornarmos profissionais melhores. Todos envolvidos no evento foram tão solícitos que o clima dessas semanas só poderia ter sido muito prazeroso durante todo o aprendizado.

Outra grata surpresa foi o grupo de mulheres selecionadas, a empatia entre todas foi muito grande, fluiu muito bem durante todo o curso a amizade, a ajuda e a torcida mútua. Tirávamos as dúvidas uma das outras, enviávamos materiais de apoio, mantivemos contato além do bootcamp.

Claro, os brindes, não posso deixar de citar! O kit feito com tanto capricho foi desejado por muitas mulheres do grupo e ao fim dessas semanas, todas ganhamos, gentileza que deve ser citada aqui. Além dos brindes, tiveram prêmios para o desafio final, esses eu não esperava, mas quando foram anunciados no começo do bootcamp, meus olhos brilharam pelas possibilidades de certificações. Sei que elas serão um ponto muito importante de validação de tudo que aprendi, de mostrar a profissional que sou, agradeço muito ao bootcamp por isso.

No momento de realizar o desafio final, eu tive problemas de acesso e uma colega me cedeu a sua máquina virtual para que eu o realizasse e depois me ensinou a configurar a minha própria! Nunca esquecerei desse gesto, sem ele eu não teria tido sucesso. Realizei o desafio final muito feliz por tê-lo completado, conseguido compreender os exercícios, mesmo com a insegurança se teria uma boa pontuação, mas a alegria de aprender algo novo é tão boa que fiquei muito surpresa quando anunciaram meu nome como uma das ganhadoras do prêmio!

Eu gostei muito de conhecer as ferramentas da plataforma da Microsoft, me abriu um novo olhar na engenharia de dados, com certeza continuarei investindo meus estudos nessas soluções. Essa oportunidade veio em ótimo momento, agarrei e lembrarei com muito carinho desses momentos.”


Elaine D’Angelo – 3º Lugar Desafio Data Engineer

Bootcamper Data Women Engineers - Elaine D'Angelo

“Posso dizer que a minha experiência com o Bootcamp Data Women Engineering da DataEX foi desafiadora desde o início, pois logo após a inscrição, era necessário cursar a trilha de estudos da Microsoft Learning que seria o critério de seleção no Bootcamp. A partir do momento que fui selecionada, foram duas semanas intensas de estudos e muita mão na massa sobre as tecnologias mais utilizadas no mercado de engenharia de dados. Tiveram momentos de muito aprendizado, novidades, palestras e quizzes. Tudo isso tornou essas duas semanas de imersão mais leves e prazerosas. Além disso, venho ressaltar o profissionalismo que a Dataex teve para conduzir as aulas do Bootcamp, desde a qualidade do conteúdo ofertado até o nível de conhecimento técnico dos professores. Saio dessa experiência com a certeza de que foi muito agregadora e mudança de patamar na minha carreira. Obrigada, DataEX!”


Kelly Gato – Bootcamper

Bootcamper Data Women Engineers - Kelly Gato

“Foi uma honra ter sido uma das 50 selecionadas para participar desse projeto aonde nós tivemos a parte teórica e pudemos colocar em prática os novos conhecimentos adquiridos realizando o desafio final. Todos os dias nós tivemos palestras aonde os palestrantes traziam suas experiências, vivências, depoimentos e insights do mercado atual. Também foi muito bacana porque nós formamos uma rede de network muito forte entre as meninas, umas apoiando e incentivando as outras. Eu fico muito feliz em saber que esse Bootcamp vai continuar e mais mulheres vão ter a oportunidade de participar e ter essa experiência incrível e intensa.”


Maria Valmirene – Bootcamper

Bootcamper Data Women Engineers - Maria Valmirene

“Além do conhecimento técnico, gostaria de destacar que esse Bootcamp me proporcionou acolhimento. Posso afirmar que foi realmente motivador, acendeu uma chama no coração para me manter no caminho. Realmente um Bootcamp feito para mulheres, considerando todas as dificuldades que passamos nessa área que é composta majoritariamente por homens. E acredito que todas aqui, estejam já inseridas na área ou em transição de carreira, perceberam ou já sentiram essa dificuldade na pele. Imagine tendo filhos, e isso agregado a dificuldades financeiras!? É bem complicado. Mas o importante é que estamos aqui, firmes e fortes e o destaque é para a imersão cultural que o Time (Família) DataEX em parceria com Microsoft nos proporcionou com todos os relatos, dicas, aprendizados extremamente motivadores para que continuemos acreditando que SOMOS SIM SUPER CAPAZES. VAMOS COM TUDO MULHERADA DE GARRA!”


Elaine Cândido – Bootcamper

Bootcamper Data Women Engineers - Elaine Cândido

“Eu me chamo Elaine Candido da Silva, tenho 59 anos e estou aposentada. Nesta fase da vida, a maioria das pessoas pensa em pendurar as chuteiras e calçar as havaianas. Porém, eu me deparei com a oportunidade de uma transição de carreira sem a pressão de quem está no início da jornada.  Eu, que já vinha da área de TI, percebi com o crescimento da área de Big Data Analytics, uma possibilidade de aproveitar meu background como desenvolvedora de banco de dados para uma transição de carreira sem a ruptura de quem troca para uma área de conhecimento totalmente diferente da que atuava anteriormente. 

Eu fiquei sabendo do Bootcamp Data Women Engineer da DataEX através de uma comunidade voltada só para mulheres onde há muita informação relevante sobre as dores, valores e os amores das Mulheres em Dados. Após obter mais informações, eu resolvi me inscrever pois os temas e produtos que seriam abordados me chamaram a atenção, assim como o fato de a DataEX ser uma empresa data-driven, que é o foco do que estou buscando nesta nova fase da vida.

Daí veio o desafio para o processo seletivo, que ocorreu na correria da semana entre o Natal e Ano Novo. Imagina o sufoco…a cabeça ferveu, mas deu tudo certo e fui selecionada.

Foi o meu primeiro bootcamp e confesso que eu fiquei meio que mal-acostumada com os brindes, os relatos de superação das mulheres palestrantes convidadas, as palavras de apoio e empoderamento dos homens palestrantes convidados. Foi um bootcamp de acolhimento e respeito, pois ali estavam sendo treinadas mulheres das mais variadas qualificações e níveis de conhecimento da área, mas sem o julgamento e a competitividade que marcam os ambientes de trabalho de uma forma geral. Os instrutores André e Bruno merecem uma menção especial pela dedicação em oferecer uma experiência que nos proporcionou, ao mesmo tempo, motivacional e desafiador, mas de uma forma gentil. Notei o compromisso com o nosso aprendizado e a DataEX se mostra uma empresa inclusiva e disposta a ter um corpo funcional feminino à vontade para mostrar todo o seu potencial.              

Por fim, esta experiência positiva me deu aquele gás para concluir o desafio e entregá-lo no prazo. Além disto, nos fortaleceu a esperança de que o mercado de trabalho e as organizações estão mudando de fato, já que mulheres, negros, 50+, LGBTQIA+ e PCD (e demais minorias) estão tendo maiores oportunidades de criarem suas carreiras, não somente na TI, mas em várias outras áreas do conhecimento.

Sentimento de gratidão à DataEX e seu time. Aos palestrantes convidados que deram um “boost” em nossa autoestima. Um agradecimento especial ao André, ao Bruno e às minhas colegas de jornada que foram e continuam sendo incansáveis parceiras.”


Se você não conseguiu aproveitar essa oportunidade, não se preocupe. Clique aqui para se cadastrar e receber em primeira mão os comunicados de novas oportunidades que a DataEX promove.

Fiquem atentos: Em breve novos eventos, workshops e Bootcamps serão preparados pela DataEX, nos acompanhem sempre em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Até breve!

Ebook Data Driven Team - Cultura de Dados

E-book Data Driven Team

Conheça o processo que valoriza e incentiva o uso de dados nas tomadas de decisão cruciais do seu negócio.

Declaração de privacidade
Ebook Data Driven Team - Cultura de Dados

E-book Data Driven Team

Conheça o processo que valoriza e incentiva o uso de dados nas tomadas de decisão cruciais do seu negócio.

Veja mais artigos relacionados

O que esperar – de fato – da Inteligência Artificial em 2024?

Estamos em abril e a pauta ainda é a mesma: Como a Inteligência Artificial está cada vez mais...

Serviços de TI: Desenvolvimento na Jornada de Dados

A evolução agora é constante e muito rápida. Todos os dias nos deparamos com novidades e inovações...

Engenharia de Dados impulsiona a personalização no Marketing?

Nos últimos anos, a personalização se tornou uma tendência dominante no mundo do marketing. À...

Estratégias de Integração de Dados para uma Visão 360 do Cliente

A gestão eficaz dos dados do cliente é fundamental para as empresas que buscam compreender,...

Arquitetura de dados escalável e eficiente: Como fazer?

Construir uma arquitetura de dados escalável e eficiente é fundamental para empresas que desejam...

ETL e sua importância para o trabalho com dados

O ETL se trata de um processo que extrai, transforma e carrega dados de diferentes fontes para um...