6 benefícios de um chatbot para sua empresa

por | 23/09/2021 | Dados, Inteligência Artificial | 0 Comentários

Tempo de leitura: 5 minutos

Homem utiliza o chatbot para receber informações de site de compras.

O uso de chatbot está gradualmente transformando a forma como as empresas se conectam com os clientes.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e desejam ser atendidos com rapidez e eficiência. É por isso que, cada vez mais, as organizações procuram melhorar os seus processos para otimizar o atendimento.

A utilização de um chatbot traz inúmeros benefícios, e a forma como a organização usará essa tecnologia será um fator chave.

De fato, mais empresas aproveitam para melhorar sua estratégia de comunicação e oferecer uma melhor experiência para seus clientes.

Mas antes de elaborar uma estratégia para aproveitar todo o potencial do chatbot para o seu negócio, é importante entender como a ferramenta pode beneficiar seus clientes.

Benefícios de um chatbot

Um chatbot é incrivelmente útil para ajudar as empresas a estabelecerem bons relacionamentos com os clientes. Este recurso pode ser uma excelente ferramenta para construir conexões fortes, engajando e interagindo com os usuários que acessam o seu site, por exemplo.

Sua organização pode integrar um chatbot não apenas para atingir metas de marketing, mas também impulsionar as vendas e melhorar o atendimento. Por isso, selecionamos 6 benefícios que podem impactar o crescimento dos negócios.

1. Redução de custos

A implementação de chatbot é um investimento que ajuda as empresas a otimizarem os custos de atendimento ao cliente. Afinal de contas, investir nesta ferramenta economiza os custos extras de adicionar mais agentes, já que novas contratações significam gastos e tempo adicionais de treinamento.

Dessa forma, reduz a necessidade de arcar com salários, formação e infraestrutura. Além disso, o chatbot pode ser integrado com uma IA (Inteligência Artificial), que possibilita:

  • dimensionar o suporte de bate-papo durante as horas de trabalho;
  • automatizar processos de negócios rotineiros;
  • habilitar novos modelos de atendimento ao cliente.

2. Otimização do atendimento

Uma das principais vantagens de usar chatbots para atendimento é, sem dúvida, a otimização do tempo com os clientes.

Embora as organizações que realizam um serviço por meio de colaboradores frequentemente enfrentem congestionamento em seus canais, aquelas que optam por usar o chatbot podem atender a um número quase ilimitado de pessoas.

3. Agilidade na solução de dúvidas frequentes

Como um chatbot funciona automaticamente, o consumidor não precisa esperar um atendente humano ficar disponível, o que consequentemente, elimina o motivo da maioria das reclamações dos clientes, pois a agilidade é muito importante nos dias de hoje.

Então, ao usar bots, é possível eliminar filas de espera e ter respostas mais rápidas e diretas. Dessa forma, a conclusão do serviço para responder dúvidas frequentes, por exemplo, será muito mais ágil do que se comunicar com uma pessoa.

4. Satisfação dos clientes

Os clientes esperam respostas rápidas a reclamações ou consultas, e já que o desenvolvimento do chatbot se torna cada vez mais inteligente, as marcas podem usá-lo para atender às expectativas dos consumidores, permitindo interações muito mais diretas e amigáveis.

Consequentemente, garante a retenção do cliente e ajuda a impulsionar a marca, pois também oferece experiência personalizada e segmentação eficaz.

5. Potencial de coleta de dados

O uso de chatbot é uma ótima ferramenta para rastrear padrões de compras e analisar os comportamentos dos consumidores, pois é possível monitorar os dados dos usuários.

Com base nas informações, as empresas podem facilmente comercializar os produtos de forma diferente e até expandir seu alcance.

Da mesma forma, o uso de chatbot é uma excelente solução para se comunicar com os clientes, pois pode ajudar as marcas a coletar feedbacks através de perguntas simples, o que permite ao seu negócio a oportunidade de melhorar os produtos ou otimizar o site.

6. Redução no tempo de espera

Os clientes gostam de ser guiados e mimados, por isso, não importa quantos tutoriais ou guias de conteúdo você forneça, eles ainda terão dificuldade em encontrar as informações por conta própria.

É aí que um chatbot pode ser útil ao desempenhar a função de educar os clientes e facilitar o processo de onboarding. Com isso, será possível mostrar o caminho que ele está procurando e ajudar em seu processo de decisão ou na resolução de algum problema.

Imagem em vetor com pessoas em frente a uma tela azul com robô branco representando o chatbot, dizendo algumas frases para ajudar o usuário.

Conte com um fornecedor de soluções em bot service

Quando uma empresa opta por utilizar um chatbot, transforma o cenário da comunicação com o cliente. Por essa razão, este recurso está sendo usado para adicionar uma nova dimensão ao atendimento ao cliente, vendas, marketing e engajamento.

Ao aproveitar as vantagens do chatbot, as marcas podem estar melhor em termos de geração de leads, insights de clientes, onboarding e escalabilidade de suporte ao cliente.

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