6 exemplos de Big Data para aplicar na sua empresa

por | 4/11/2021 | Dados, Databases | 0 Comentários

Tempo de leitura: 7 minutos

Homem executivo gerenciando alguns exemplos de big data em painel

Atualizado em: 24/11/2022

São muitos os exemplos de Big Data, o grande volume de dados de uma companhia que estão ou não organizados no database.

Um negócio pode usar ferramentas tecnológicas para analisar os dados de Big Data. Assim é possível receber respostas automáticas de sistemas que ajudam na tomada de decisão corporativa.

Os perfis de clientes cada vez mais exigentes e o crescimento da competitividade fazem as empresas investirem mais em soluções como o Big Data, para inovar.

Segundo a previsão da Statista, até 2023, a indústria de Big Data vai valer algo em torno de US$77 bilhões, sendo que cerca de 82% dos negócios já utilizam tecnologias de nuvem e Big Data, diz a Sigma.

Quais os principais exemplos de Big Data em empresas?

Somente 3% dos funcionários encontram dados para responder perguntas em poucos segundos, informa o 2020 Global State of Enterprise Analytics Report.

Uma organização às vezes demora horas ou até dias para encontrar informações decisivas. Esse é um problema fácil de resolver com soluções de Data Science e Big Data que permitem a rápida busca das informações, além disso, existem outras potencialidades que demonstraremos nos 6 exemplos a seguir. Confira! 

Ilustração em vetor conceito abstrato iniciativa de dados

1. Frugalidade dos gastos operacionais

Existe uma abundância de programas para a gestão de frotas. Essas aplicações enviam diversos relatórios sobre os comportamentos dos dados de automotivos.

Isso ajuda gestores a descobrirem gargalos produtivos para tomar medidas que visam economizar recursos. A Inteligência Artificial com Big Data informa quais são os veículos e motoristas que mais:

  • consomem combustível;
  • entregam rápido;
  • gastam peças;
  • permanecem com o motor ocioso;
  • pisam na embreagem;
  • realizam trajetos longos ou curtos.

2. Habilidades e estratégias de marketing para fidelizar consumidores

É possível identificar o sentimento de parte dos consumidores com relação à marca. Para isso, empresas integram informações de clientes nas próprias redes sociais. Trata-se de uma prática para times de marketing encontrarem insights decisivos.

Para avaliar os níveis de interações entre compradores e negócios existem ferramentas tecnológicas. Automaticamente, há muitos exemplos de Big Data para coletar ou conectar informações como:

  • faixa etária;
  • número e frequência de visitas no site;
  • perfil de compradores;
  • preferências de aquisições.

Se uma pessoa está gripada ou com dor de garganta, essa identificação acontece por um sistema que analisa o padrão de compra. Chás, analgésicos, pastilhas de menta e xarope são exemplos.

Uma equipe também pode comparar os dados de aquisição com a idade de um comprador no Big Data e depois é só analisar relatórios enviados pela tecnologia para entender quais promoções específicas podem fidelizar o cliente.

3. Individualidade de ofertas personalizadas

Serviços de streaming de vídeo estão entre os melhores exemplos de Big Data, com aplicações que valorizam o lado individual de usuários.

Com base nas avaliações e nos últimos vídeos assistidos, o sistema indica conteúdos similares, para você não perder tempo nas buscas por melhores títulos.

A Netflix influencia uma média de 80% dos 100 milhões de assinantes, de acordo com o MerchDope. Esse é o resultado do Big Data gerador de poderosos insights que explicam em parte, a fama de alta fidelização da marca.

4. Potencialidade de lojas virtuais

Otimização de visitas ou vendas do e-commerce com Big Data é uma prática de grandes marcas, principalmente em razão das sugestões para o consumo.

Em diversas partes do layout de um site, o sistema informa outros materiais interessantes ou produtos que mais fazem sucesso, para clientes com perfis semelhantes.

Lojas virtuais como a Amazon levam em conta os itens mais visualizados e as buscas por produtos ou serviços, antes de sugerir opções de compras.

5. Previsibilidade de demandas e tendências

Com a tecnologia, é possível entender e ter previsibilidade das demandas da empresa. 

É comum empresas de cartão de crédito usarem o Big Data para identificar as principais causas dos cancelamentos em apps, por meio dos registros históricos de consumidores. Essa inteligência tecnológica considera mais de 110 variáveis para quantificar os motivos de consumidores cancelarem o serviço. Com isso, é possível tomar ações para minimizar os cancelamentos. 

Um outro exemplo conhecido de previsibilidade de demanda é o Google Waze, aplicativo muito popular entre motoristas particulares ou profissionais. O aplicativo mostra os melhores trajetos para um destino, de acordo com o momento da busca. A aplicação considera congestionamentos e outros fatos do trânsito em tempo real.

Outro dos exemplos de Big Data está no assistente pessoal Google Now. Esse secretário tecnológico descobre as rotinas de um gestor e informa sugestões de consumo como:

  • hotéis para viagens executivas;
  • meios de transportes disponibilizados;
  • melhores fornecedores;
  • opções de entretenimento;
  • restaurantes.

6. Variedades de personalização para lojas físicas

Códigos de barras e sensores rastreiam os percursos de compradores em uma loja física.

Os dados de rastreamento revelam hábitos de compras dos consumidores, para o comércio físico criar promoções efetivas, reservando os espaços certos nas prateleiras para chamar a atenção do público.

Em alguns hipermercados, soluções tecnológicas verificam quais itens têm mais volume comercial ou devem ser retirados das prateleiras. Dessa forma reduz o tempo de trabalhos logísticos e aumenta o controle de itens parados no estoque.

3 cases de sucesso das grandes marcas com Big Data

Não é incomum encontrar notícias de grandes empresas que conquistam vantagens operacionais, após adotar ferramentas para inovar com dados. Abaixo você desvenda 3 grandes exemplos de Big Data no mercado:

1 – Danone

As curtas durabilidades do iogurte grego não são prejudiciais à Danone em decorrência do Big Data. A empresa analisa os dados de fornecimento, para entender a melhor sincronia de entrega às redes varejistas. Essa performance reduz os prejuízos por embalagens vencidas.

2 – Grupo Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar oferece um programa de recompensas que concede descontos para alcançar um público maior.

Clientes usam o aplicativo do programa, enquanto os dados são coletados para a tecnologia identificar itens preferidos e automatizar envios de promoções personalizadas.

Os dados do app Pão de Açúcar são pilares que mantêm uma programação de entregas mais organizada, rápida e econômica.

3 – Nike

Com dispositivos móveis e apps, a Nike controla muitos comportamentos de clientes. Os famosos wearables analisam pontos preferidos de treino, velocidade média, batimentos cardíacos, distância percorrida e muito mais.

Ao coletar e analisar dados a marca permanece alinhada aos desejos ou comportamentos do público-alvo, graças aos recursos de Big Data que credenciam a Nike como uma referência na indústria 4.0.

Acesse o site da DataEx para ver como os consultores podem ajudar sua empresa a trabalhar com alguns dos melhores exemplos de Big Data.

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