Inteligência Artificial: o que é, como funciona e 7 aplicações práticas

por | 8/06/2021 | Inteligência Artificial | 0 Comentários

Tempo de leitura: 9 minutos

Mão robótica tocando em um holograma emitido por um celular com o uso da inteligência artificial.

Editado em: 07/12/2023

Inteligência Artificial (IA), uma palavra cada vez mais popular na imprensa, nas convenções para empreendedores e entre especialistas em empreendedorismo digital.

Mas, o que é IA e como aplicar nas rotinas empresariais? O trabalho humano está prestes a acabar por causa da Inteligência Artificial? Empresas menores se beneficiam com essa ideia tecnológica? Confira no decorrer do artigo.

Qual a definição de IA?

Conceitualmente, Inteligência Artificial consiste em um sistema tecnológico inteligente o bastante para simular a capacidade humana. IA aprende e fica mais talentosa conforme se alimenta das informações disponibilizadas.

Sistema tecnológico inteligente: como funciona?

São sistemas computacionais que possuem inteligência artificial apta a tomar decisões de modo independente, conforme desenvolve-se com apoio em dados digitais.

A Inteligência Artificial potencializa o lado inteligente das organizações, pensa em soluções para resolver problemáticas laborais ou econômicas, simula situações para ampliar as possibilidades de lucro, resolve de forma ágil problemas técnicos e realiza outras funções humanas.

O que é Machine Learning e Big Data?

Compreender o funcionamento da Inteligência Artificial implica em entender dois conceitos fundamentais:

  • Machine Learning: é o sistema de análise para construir modelos que trabalham para gerar o aprendizado da máquina, com finalidade de torná-la mais inteligente artificialmente;
  • Big Data: é a prática de analisar, interpretar e encontrar soluções em bases de dados volumosas, realizada por programas inteligentes junto ou não com cientistas de dados humanos.

Quando surgiu a Inteligência Artificial?

Não se sabe ao certo a data em que esse fenômeno tecnológico aparece no mundo. O primeiro pensador a citar algo em nível acadêmico foi John McCarthy, no ano de 1956. John usou as palavras “Eros Eletrônicos” para definir a prática da produção de máquinas inteligentes.

As revoluções industriais iniciais na história focaram na troca da mão de obra braçal por equipamentos que potencializam a produção, com menos custos financeiros e redução nos trabalhos humanos.

De lá para cá, esse mesmo conceito permanece como base do significado prático de IA, com a diferença de que antes essa ideia era focada no trabalho e hoje está presente em diversos campos da vida social.

Ilustração de um homem negro sentado com um computador em seu colo utilizando inteligência artificial. Ao fundo a tela de um computador junto com alguns tablets com gráficos.

Antes de surgir o termo Inteligência Artificial, os egípcios constroem máquinas para exigir menos trabalhos braçais nas obras faraônicas.

Com a computação na década de 30 do século XX aparece o ideal de IA como é popular atualmente, no aspecto da robotização. Em 1950, engenheiros e matemáticos colaboram na construção da Inteligência Artificial moderna.

Quarta revolução industrial com Inteligência Artificial

Ilustração simples de um robô azul representando a inteligência artificial.

A humanidade vivencia de perto outra revolução da indústria, uma nova onda de inovação composta por sistemas de tecnologia digital inteligente.

O impacto da Inteligência Artificial é tamanho que vem mudando rápido as formas de como empresas e humanos lidam com a área tecnológica para tomar decisões profissionais ou pessoais, além do impacto da necessidade dos compartilhamentos de dados.

Automação e trabalho humano

Há até pouco tempo a população assistia a filmes do gênero “ficção científica”, de cultura ciberpunk robótica e futuros distópicos, com a ideia de que a realidade nas telas jamais aconteceria na vida real.

O que está no cinema se torna uma existência concreta. Os robôs inteligentes assumem papéis operacionais e encontram soluções criativas analíticas para demandas quase infinitas.

A mudança no mercado está acontecendo, vários trabalhos humanos estão sofrendo alterações devido ao avanço da tecnologia. Quando é feita uma busca por ofertas de emprego, as vagas com salários mais atraentes se destinam, na maioria das vezes, a humanos com cargos relacionados à área de Tecnologia da Informação (TI).

A popularização da IA

Conforme a pesquisa “Tecnologia Aplicada à Gestão dos Conflitos no Âmbito do Poder Judiciário Brasileiro”, metade de todos os tribunais no Brasil possuem projetos de IA em desenvolvimento ou que já funcionam na prática.

Já segundo estudo da Capterra, 4 em cada 10 brasileiros têm interações com assistências virtuais, chatbots, telemedicinas e outros serviços a distância prestados por robôs durante os tempos da pandemia.

Indo além, segundo o relatório elaborado em conjunto por Future Workplace e Oracle aponta que profissionais de RH possuem a crença de que ganham tempo livre e descobrem novas oportunidades por causa da IA, o que permite aos líderes expandirem as funções para serem mais estratégicos efetivamente.

Quais benefícios a Inteligência Artificial gera para uma empresa?

Em sistemas com inteligência artificial avançada, um gestor com simples toques na tela do celular têm diferentes dados, análises e estimativas sobre qualquer setor da empresa. Compreenda alguns benefícios da IA em negócios:

  • automação de atividades manuais;
  • escalabilidade de processos;
  • maior potencial de aprendizado;
  • tomadas de decisão mais acertadas;
  • redução de erros.

Entenda melhor os pontos acima ao continuar na leitura abaixo.

Ilustração de engrenagem representando a automação aplicada a inteligência artificial.

1. Automação de atividades manuais

Tornar automática a realização de atividades com robôs ou sistemas inteligentes, na substituição da mão de obra humana, consiste em uma tendência clássica da IA.

Exemplos atuais: gateways de pagamento realizam conciliação bancária automática sem necessidade de intervenções humanas e altos custos com contadores.

Ilustração de uma montanha com pontos traçados representando a escalabilidade aplicada a inteligência artificial.

2. Escalabilidade de processos

Crescer rápido exige ser escalável. Uma startup de sucesso tem escalabilidade nos processos, ou seja, todas as partes tecnológicas funcionam com perfeição para atender às rápidas demandas produtivas.

Para esse crescimento acontecer, existe a necessidade de um modelo de gestão avançado, capaz de ser transmitido com rapidez e segurança.

Com o quadro geral na tela do computador, gestores compreendem rápido em quais setores precisam investir ou cortar despesas para evoluir aceleradamente, nos softwares de sistemas com IA dedicada à Big Data.

Ilustração de um caderno com um lápis representando a melhora na aprendizagem aplicada a inteligência artificial.

3. Maior potencial de aprendizado

Um sistema de computador aprende rápido ao analisar bases de dados conforme os objetivos pré-estabelecidos por programadores em alguns segundos de atualização.

Já a mão de obra humana demanda um pouco mais de tempo em processos de aprendizagem em novas funções avançadas.

Ilustração de um alvo com uma flecha representando a tomada de decisão aplicada a inteligência artificial.

4. Tomadas de decisão mais acertadas

Com diversas análises complexas realizadas por sistemas inteligentes, os gestores possuem uma série de indicadores precisos que são indispensáveis para a efetiva tomada de decisão ágil.

As consultas básicas são otimizadas. Em uma base de dados organizada, basta preencher simples termos no mecanismo de busca para encontrar um endereço de fornecedores, por exemplo, algo mais veloz do que consultas nas fichas das prateleiras físicas empoeiradas.

Ilustração de um gráfico com uma seta de crescimento representando a redução de erros aplicada a inteligência artificial.

5. Redução de erros

Qualquer pessoa que realiza inserção dos diferentes dados nos sistemas hora ou outra pode errar no preenchimento das informações, o que resulta em um problema.

Uma vez que o sistema e a máquina estejam com programações adequadas, as chances de erros ao preencher dados são zero, além de a produção acontecer em uma velocidade superior ao ritmo humano.

Exemplos de aplicações práticas da IA nas rotinas de trabalho

Melhor produção por menos custos operacionais, esse é o lema da IA na atualidade. Alguns exemplos das vantagens do lado prático de Inteligência Artificial para empresas:

  1. Chatbots: são sistemas que servem para substituir atendentes humanos por programas robotizados que respondem perguntas de clientes, marcam consultas e orientam de modo técnico;
  2. PLN (Processamento de Linguagem Natural): essas aplicações convertem informações digitais de banco de dados em comunicação natural, de modo a fazer uma inteligência artificial se comunicar na linguagem humanizada, ao ponto de clientes pensarem que interagem com humanos realmente;
  3. Previsão de marketing: a máquina compara iniciativas de marketing com expectativas do público para medir a efetividade das campanhas publicitárias;
  4. Segurança de dados: é possível automatizar sistemas de detecção que identificam e removem riscos digitais a clientes ou marcas;
  5. Estratégias de vendas: sistemas de Inteligência Artificial pesquisam com base em padrões de compras e regiões geográficas para identificar brechas no mercado, passíveis de serem ocupadas pelo negócio;
  6. Atendimento ao cliente: chatbots em sites, bots nas redes sociais, secretária eletrônica e contact centers são exemplos de soluções inteligentes que respondem dúvidas, apresentam soluções, marcam encontros ou concluem as vendas, automaticamente;
  7. Infraestrutura física: usando assistentes virtuais como Alexa, basta você dizer algo que a propriedade responde ao comando. Diga para apagar a luz, economizar ar-condicionado, ligar a impressora ou outros pedidos sem sair da mesa de trabalho. Controle os gastos e o fornecimento de luz de um grande prédio comercial na tela do computador ou só com a voz!

Conheça a ferramenta da Microsoft alimentada por IA e transforme a forma que você gerencia suas plataformas e negócios.

Uma nova era está próxima, então este é o momento de descobrir como fazer parte de uma inovação nunca antes imaginada, mas que irá mudar a forma que você gerencia seus negócios. Conheça o Microsoft Fabric, nosso time está pronto para implementar a ferramenta em sua empresa.

Preencha o formulário e nosso time entrará em contato.

Ebook Data Driven Team - Cultura de Dados

E-book Data Driven Team

Conheça o processo que valoriza e incentiva o uso de dados nas tomadas de decisão cruciais do seu negócio.

Declaração de privacidade
Ebook Data Driven Team - Cultura de Dados

E-book Data Driven Team

Conheça o processo que valoriza e incentiva o uso de dados nas tomadas de decisão cruciais do seu negócio.

Veja mais artigos relacionados

Varejo 5.0: 6 tendências inovadoras

O Varejo 5.0 é a nova era que combina tecnologia avançada, experiências personalizadas e abordagem...

Inteligência Artificial e Engenharia de Dados: Guia Definitivo

A Inteligência Artificial (IA) e a Engenharia de Dados emergem como protagonistas essenciais na...

Varejo 5.0 e o Papel da Engenharia de Dados e IA

Nos últimos anos, o varejo tem passado por uma transformação acelerada devido à integração de...

O que esperar – de fato – da Inteligência Artificial em 2024?

Estamos em abril e a pauta ainda é a mesma: Como a Inteligência Artificial está cada vez mais...

Indústria 4.0: Uma Revolução na Manufatura Impulsionada pela Engenharia de Dados e Inteligência Artificial

A Indústria 4.0 está rapidamente se tornando a nova fronteira da inovação na manufatura. Essa...

Desbloqueando o poder do AutoML: Transformando dados em oportunidades

Na era digital em que vivemos, os dados são a moeda de ouro que impulsiona a inovação e o sucesso...