Sprint de Dados: O que é, como executar e qual seu significado!

por | 20/10/2021 | Analytics, Dados | 0 Comentários

Tempo de leitura: 6 minutos
Guia completo de Data Analytics Sprint

Este artigo foi criado com o intuito de auxiliar profissionais que estão em busca de soluções tecnológicas que poderão transformar como os dados de empresas são moldados e analisados diariamente. A partir deste momento a DataEX demonstrará porque é tão importante apostar no Data Analytics Sprint, o relatório baseado em uma metodologia de dados que pode auxiliar empresas de todos os portes a escolher corretamente a ferramenta tecnológica ideal para dar start no tão desejado Data Journey.

Nosso intuito é fazer com que você compreenda que ao se trabalhar com a melhor metodologia de análise de dados disponível, o crescimento do negócio tem grandes chances de ser exponencial.

Por isso, em busca de soluções tecnológicas que só se tornam realidade quando apoiadas pelo processo de Data Science, atualmente muitas empresas acreditam que através de uma profunda análise de dados, os times envolvidos no processo consigam alcançar a peça-chave para capturar novos insights e analisar dados dentro do negócio com eficiência.

Sprint de Dados: O que é?

Você sabia que atualizar e utilizar os dados corretamente é essencial para a estar à frente da concorrência?

E que quanto mais você investe em demandas essenciais, como a organização e segurança das informações da sua empresa, mais chances você tem de alavancar seu negócio e cortar custos totalmente dispensáveis?

Quem trabalha na análise de grandes volumes de dados precisa de todas as informações organizadas e funcionais. E nossa intenção nesse momento é explicar o passo a passo do Data Analytics Sprint e comprovar que ele é ideal para ajudar a escolher a solução tecnológica correta para o seu negócio.

Dar start no Data Journey sem uma avaliação prévia do seu sistema ou sem entender completamente a real necessidade do negócio pode gerar um grande prejuízo financeiro.

Por isso, se você não tem consciência do que é realmente necessário para transformar o negócio de maneira eficaz e positiva, é indicado que o primeiro passo escolhido seja contar com um time de especialistas capaz de criar um relatório de dados que aponte a ferramenta ideal para a empresa.

É possível começar a jornada de dados sem um relatório Data Analytics Sprint prévio. Mas, será que tomar uma decisão tão importante sobre qual solução tecnológica é necessária para acelerar seu sistema corretamente é viável?

Se ainda restam dúvidas sobre como o Data Analytics Sprint pode te ajudar, vamos explicar o passo-a-passo do processo produzido pela DataEX.

Como funciona o Data Analytics Sprint?

O Data Analytics Sprint (ou Sprint de Dados) trata-se de um processo de apoio e análise da estrutura dos dados que é realizado em até seis dias, sempre baseado no modelo de Design Sprint e com o objetivo de realizar um deep dive no processo de Analytics atual ou nas necessidades de consumo de dados e na avalição dos processos atuais e tecnologia.

O Data Analytics Sprint propõe um novo modelo específico que considera todas as características levantadas e garante confiabilidade, disponibilidade, padronização, acessibilidade, governança e escalabilidade das informações em nível corporativo. Um Sprint de Dados pode oferecer alguns desafios, como por exemplo, transformar dados em informações de valor e a utilização das informações adquiridas na geração um grande potencial estratégico.

Através dessas competências é possível alcançar o resultado desejado e obter a apresentação de um relatório completo que conterá a nova arquitetura e um roadmap de implementação exclusivo para seu negócio.

Como fazer o Data Analytics ou Sprint de Dados?

O processo de criação do relatório pode parecer complexo, mas seguindo corretamente o cronograma planejado, o Sprint de Dados Data Analytics é finalizado no prazo e a empresa já estará apta para dar o próximo passo na Jornada de Dados.

A realização de entrevistas com pessoas chaves de diversas áreas para compreender e fazer um levantamento correto das necessidades do negócio, descobrir quais os problemas e expectativas do time e da gestão e fazer uma avaliação técnica sobre os componentes e processos de BI atuais e de todas as origens de dados, são os passos primordiais para construir a metodologia de dados.

O processo segmentado fica da seguinte maneira:

Dia 0 – Preparação;

Dia 1 – Análise das necessidades funcionais e não funcionais;

Dia 2 – Análise conceitual e tecnológica do modelo analítico atual;

Dia 3 – Análise da origem dos dados;

Dia 4 – Modelagem da Arquitetura;

Dia 5 – Criação do relatório final de Data Analytics.

A partir da documentação dos requisitos funcionais e não-funcionais com foco em valor de negócio e arquitetura técnica, o relatório fica estruturado. Além disso, são produzidos dois tipos de documentação: Primeiro é produzida toda a documentação do mapa de arquitetura de BI atual e qual o impacto nos requisitos necessários e, em seguida, é produzida a documentação das origens de dados necessárias para atender aos requisitos funcionais.

Com todos os passos documentados e todas as possibilidades analisadas, um relatório completo de Sprint de Dados (ou Data Analitycs Sprint) envolvendo todas as informações levantadas anteriormente é criado.

O relatório considera todo o mapeamento de cenário atual, do backlog com as necessidades funcionais e não funcionais do cenário proposto com detalhamento conceitual, arquitetural e tecnológico da solução otimizada e é entregue ao cliente juntamente com o roadmap ideal para a implementação da solução.

O Sprint de Dados apresenta como a empresa está utilizando os dados, suas origens, tecnologias e ainda proporciona a possibilidade de criação de uma nova solução que é capaz desenhar uma plataforma de BI completa que atende todas as necessidades e expectativas levantadas, trazendo competitividade, agilidade e informações realmente relevantes para o seu negócio e o futuro dele. O relatório de dados é a peça principal da transformação da forma que os dados são analisados.

Quem precisa do Data Analytics Sprint?

Pelo fato do Sprint de Dados se tratar exclusivamente de um mapeamento do modelo analítico de dados em níveis estratégicos, operacionais e técnicos para a criação de um modelo de plataforma analítica dando foco na melhor utilização da nuvem – e que também atende todas as necessidades corporativas levantadas -, o Data Analytics Sprint deve ser aplicado em empresas que ainda não tem total certeza de qual caminho seguir para melhorar suas estratégias.

Bancos, financeiras, corretoras, indústria em geral e qualquer outra empresa que necessite desse suporte pode solicitá-lo a uma consultoria especializada e apta para auxiliar no processo pré e pós-implementação da solução escolhida. E claro, escolher a parceira ideal nesse processo inicial pode parecer um tanto quanto complexo, mas com um time capacitado e 100% experiente, as chances de sucesso são reais.

TRANSFORME DADOS EM UMA PODEROSA FERRAMENTA DE ANÁLISE

Trabalhe com um relatório baseado em uma metodologia exclusiva para sua empresa, construído com o apoio de um time especialista em Data Journey.

Receba um relatório 100% aplicável e estratégico.

Ebook Data Driven Team - Cultura de Dados

E-book Data Driven Team

Conheça o processo que valoriza e incentiva o uso de dados nas tomadas de decisão cruciais do seu negócio.

Declaração de privacidade
Ebook Data Driven Team - Cultura de Dados

E-book Data Driven Team

Conheça o processo que valoriza e incentiva o uso de dados nas tomadas de decisão cruciais do seu negócio.

Veja mais artigos relacionados

O que esperar – de fato – da Inteligência Artificial em 2024?

Estamos em abril e a pauta ainda é a mesma: Como a Inteligência Artificial está cada vez mais...

Problemas de Dados na Empresa: Erros Comuns e Soluções Práticas

A era da tecnologia transformou a maneira como as empresas operam e tomam decisões. Dados precisos...

Bootcamp 2024: Como participar?

Se você não se inscreveu no Bootcamp DWE – 3ª edição, ainda dá tempo. Nesse artigo especial...

Serviços de TI: Desenvolvimento na Jornada de Dados

A evolução agora é constante e muito rápida. Todos os dias nos deparamos com novidades e inovações...

Engenharia de Dados impulsiona a personalização no Marketing?

Nos últimos anos, a personalização se tornou uma tendência dominante no mundo do marketing. À...

Segurança e Privacidade de Dados na Engenharia de Dados

A crescente digitalização de processos e a explosão de dados têm impulsionado a importância da...