Por que investir em Data Analytics? Conheça 7 motivos

por | 5/05/2021 | Dados | 0 Comentários

Tempo de leitura: 4 minutos

Homem utilizando um tablet utilizando conceitos de data analytics.

Data Analytics (DA) consiste no processo analítico que tem como objetivo analisar e gerenciar dados ou informações com uma finalidade específica. Trata-se da prática elementar para empresas evoluírem via Data Science. Ou seja, DA é a análise de dados que visa encontrar padrões geradores de insights para vender mais, qualificar a produtividade ou melhorar outras características dos negócios.

Existem diversas modalidades específicas de trabalho com ferramentas Data Analytics. A principal metodologia é realizar uma pesquisa, nas bases de dados, com uma pergunta em mente, procurando nas informações as respostas da questão.

Em serviços avançados é comum o trabalho colaborativo, tendo em vista a complexidade das questões ou da dinâmica. Mas também dá para atuar de forma individual para procurar respostas de indagações simples.

A seguir, confira os benefícios de investir em Data Alalytics!

Quais as principais vantagens de investir em Data Analytics?

Por meio de Data Analytics é possível entender melhor os clientes e aprimorar estratégias dos produtos, serviços e negócios. 

Com dados bem analisados, as tomadas de decisões são fáceis no dia a dia e trazem benefícios para a empresa, como:

  • descoberta de padrões comportamentais;
  • auxílio na interpretação de dados complexos;
  • maior compreensão da jornada de compra;
  • aumento do ROI;
  • evolução em share of wallet;
  • preços dinâmicos;
  • monitoramento mercadológico.

Abaixo leia e desvende os mistérios de cada motivo para investir no Data Analytics.

Ilustração com computador, celular e gráficos representando as vantagens do Data Analytics.

1. Descoberta de padrões comportamentais

Diariamente as empresas recebem diversas informações: dados pessoais, comentários, marcadores de satisfação, métodos de pagamentos, tendências de buscas, entre diversas outras.

Esse excesso informativo é uma mina de ouro a ser explorada com Data Analytics, pois com ele é possível captar respostas que otimizam um empreendimento em diversos sentidos.

2. Auxílio na interpretação de dados complexos

O volume massivo de dados pode não representar algo importante aos olhos destreinados em Data Science.

Porém, no olhar Data Analytics, cientistas trabalham nos métodos específicos para decifrar as bases complexas, com interpretações fáceis de serem compreendidas por gestores ou base operacional.

3. Maior compreensão na jornada de compra

Cientistas de dados capacitados com tecnologias de Data Analytics são capazes de realizar a identificação dos determinantes pontos na jornada de compra.

Praticamente, é possível mapear toda a experiência de compra de cada cliente, o que de certa maneira auxilia os gestores a encontrarem soluções no objetivo de otimizar a geração de leads, incluindo a evolução na qualificação e as fidelizações.

4. Aumento do ROI

Ao considerar que a constatação dos algoritmos é alimentada por relatórios, a respeito de cada canal da empresa, o uso de Data Analytics quase sempre aumenta o ROI de campanhas publicitárias ou outras áreas do negócio.

Para tomar decisões ágeis e consolidar a interação da marca, o gestor analisa resultados essenciais para uma seleção proveitosa de poderosos insights, determinantes ao futuro do negócio.

Assim, o Data Analytics gera ROI e facilita a administração geral da empresa — fornece uma série de benefícios que otimizam lucro de tempo e dinheiro.

5. Evolução em share of wallet

Share of wallet é uma prática de busca utilizada na administração de desempenho por gerentes.

O seu aumento é propiciado por Data Analytics por meio do fornecimento de ferramentas que auxiliam a compreender a experiência de compra de um cliente, visando demonstrar o que realmente é relevante para o consumidor.

Ao identificar e satisfazer os desejos dos usuários, a empresa retém mais clientes fiéis e, como consequência, aumenta o share of wallet.

Além de melhorar as operações, essa prática impacta nos níveis produtivos e no estoque, tendo em vista a melhora tecnológica para o monitoramento constante.

6. Preços dinâmicos

Personalizar significa compreender os comportamentos de clientes, ao ponto de prever demandas futuras e oferecer compras específicas, de acordo com essas condutas.

Com ferramentas de Data Marketing é possível ter uma política de preços dinâmicos e automatizada, que oferece precificação diferente para consumidores variados.

7. Monitoramento mercadológico

O Data Analytics também ajuda a antecipar ações de concorrentes realizando projeções corretas dos resultados — o que, de certa maneira, representa uma preciosa vantagem competitiva. Essas são algumas das diversas vantagens que o Data Analytics proporciona para sua empresa. Quer saber mais sobre ele? Acesse o site da DataEx e confira mais detalhes dos benefícios que o investimento em DA pode gerar para o seu negócio.

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