+55 11 3446-8380 [email protected]
Tempo de leitura: 4 minutos
Dashboard para gerenciamento de dados em tablet

Os serviços e produtos da sua empresa são muito importantes, mas você já pensou na força que os dados têm para o negócio? E por dados, não falamos apenas das informações internas.

Estamos falando de todo o banco de dados da empresa, local virtual onde diversas informações de empreendimento são armazenadas. Isso inclui fornecedores, produtos, clientes, vendas, métricas e muito mais!

Todas essas informações são relevantes em diversos aspectos, pois ajudam na tomada de decisões que será baseada em dados consolidados. Afinal, eles revelam padrões que podem ser utilizados em prol do crescimento da empresa, a partir da criação de novas ações e estratégias. 

E é justamente aí, que o sistema de gerenciamento de dados entra, pois ele capta toda essa base de dados e a organiza de acordo com o que for determinado. Sendo assim, será fácil acessar as informações, limpá-las, integrá-las, mensurá-las e muito mais.

Mas é claro que isso é apenas o básico, pois o gerenciamento de dados vai muito além dessas características. Nesse artigo, falaremos mais sobre o assunto, mostrando 5 vantagens que as empresas obtêm a partir da prática. Continue lendo e conheça-as!

1. Conhecimento do público

Empresas que trabalham com um bom gerenciamento de dados conseguem fazer ótimas segmentações do seu público-alvo. Com isso, é possível entender algumas características particulares que vão além do básico demográfico e geográfico, tais como tendências de consumo e interações com a marca. 

Os gestores também podem visualizar, por exemplo, fatores comportamentais e psicológicos como gostos específicos e atitudes comuns. Assim, o negócio pode direcionar novos produtos e serviços de acordo, com essas informações ou remodelar o que já é oferecido para se adequar melhor ao público. 

2. Maior poder estratégico

O que falamos anteriormente já entra no poder estratégico, mas a empresa pode abrir muitas outras portas se ampliarmos isso indo além do público. Afinal, ela pode entender o que não está funcionando internamente para melhorar processos, estudar tendências de mercado etc. 

Falando especificamente sobre esse último aspecto, é possível analisar o mercado a fundo. E essa é uma vantagem que pode oferecer informações cruciais a qualquer empreendimento. Afinal, você pode conhecer as forças e as fraquezas da empresa perante o todo e trabalhar para torná-la mais competitiva.

3. Otimização do tempo e de recursos

Ao trabalhar com o gerenciamento de dados, muitas empresas conseguem otimizar o tempo. Isso porque, diversas ações passam a ser automatizadas, como a captação de informações dos clientes que são automaticamente armazenadas no banco de dados. 

Além disso, os empreendimentos também podem aproveitar mais os seus recursos gerais, principalmente os humanos. Afinal, os profissionais não precisam se preocupar com tarefas operacionais e repetitivas. Assim, eles podem focar na análise de dados para criar algo que gere um retorno estratégico ou financeiro. 

4. Filtro para qualidade das informações

Somos humanos suscetíveis ao erro durante a digitação de informações, coleta de dados, criação de fórmulas matemáticas etc. Ao trabalhar com um sistema de gerenciamento de dados, reduzimos esse tipo de problema, pois essas ações ficam a cargo da máquina.

Enquanto isso, ficamos livres para aproveitar a nossa principal qualidade: a de interpretação dos dados. Sendo assim, podemos usar a grande base de informações coletada pelo sistema para interpretá-la e criar ações que otimizem o trabalho. 

5. Identificação e antecipação de problemas

Um bom gerenciamento de dados geralmente oferece um histórico completo sobre tudo o que acontece na empresa. Misture esse bom gerenciamento de dados a uma análise constante, e você pode identificar alguns desvios de padrões nos números, durante determinado período.

Em muitos casos, esses desvios são indícios de problemas que ocorrerão em breve e que podem ser solucionados antes de estourar. Em outros, essas questões são identificadas no momento, mas podem ser facilmente solucionadas a partir do que foi observado. Diferentemente do que ocorre em um negócio que não trabalha dessa maneira. 

A lista de benefícios do gerenciamento de dados poderia ser muito maior, pois o universo relativo ao assunto é extremamente amplo. Afinal, esse tema é relativamente recente e está em constante evolução, assim como a tecnologia em geral. Em nosso blog, sempre publicamos artigos com informações sobre ambos os assuntos.

Quer continuar atualizado sobre eles e manter seus processos otimizados e funcionando de acordo com os principais recursos da atualidade? Então assine nossa newsletter!