Gestão de Stakeholders e a importância do uso de dados: como usá-los para fortalecer as relações

por | 30/11/2021 | Dados | 0 Comentários

Tempo de leitura: 8 minutos
imagem aérea de executivos juntando aos mãos sobre uma mesa 
de madeira

Uma prática consagrada é a gestão de stakeholders. Ele serve para garantir resultados seguros nas estratégias comerciais e no modelo de negócio. Há diversos grupos de pessoas com interesses na empresa, cada operação corporativa impacta de certa maneira as partes interessadas.

Todos os públicos com interesse nos processos da entidade jurídica são stakeholders. Fornecedores, clientes, colaboradores, concorrentes e gestores têm interesses que, se captados na forma de dados, potencializam as possibilidades de uma companhia atingir os próprios objetivos.

Qual é o prazo de entrega? Quando vai lançar uma nova versão do software? Quais os meios de pagamentos? Que dia acontecem as eleições dos acionistas para eleger o próximo presidente? Todas essas são típicas perguntas de stakeholders.

Descubra mais sobre o conceito e as práticas administrativas de stakeholders com dados a seguir.

O que são stakeholders?

Stakeholders são públicos interessados nos processos de um negócio. Isso inclui tanto pessoas internas como externas da instituição, sejam físicas ou jurídicas.

Eles recebem impactos diretos ou indiretos, com as atividades de determinada organização.

Stakeholder é um termo em inglês que corresponde ao conceito da economia moderna, no qual a entidade deve gerar algum tipo de valor às partes interessadas para justificar a própria existência.

Quais os exemplos de stakeholders?

Conceitualmente, a ideia de stakeholders é abrangente e engloba diversas categorias. Exemplos:

  • acionistas;
  • ambientalistas;
  • bancos e outras instituições financeiras;
  • diretores;
  • colaboradores;
  • comunidades;
  • concorrentes;
  • consumidores;
  • fornecedores;
  • gestores;
  • imprensa;
  • instituições governamentais;
  • investidores;
  • ONGs;
  • opinião pública;
  • presidentes corporativos;
  • proprietários;
  • sindicatos;
  • sociedade civil;

Como você observa na lista acima, o conceito é elástico ao ponto de considerar alguns tipos de stakeholders abstratos. A “opinião pública” não é uma instituição ou pessoa física, mas um conjunto de valores e interpretações estereotipadas.

Qual a importância dos stakeholders para uma empresa?

As pessoas influenciam a marca, isso explica a importância de uma companhia realizar gestão de stakeholders. Conforme a interpretação positiva / negativa dos processos operacionais, uma organização é vista como boa ou ruim.

Um intenso impacto na satisfação ou insatisfação dos stakeholders resulta em uma forte influência nas metas e nos resultados.

Stakeholders são dados para direcionar produtos, serviços e modelos corporativos.

O que é gestão de stakeholders?

A gestão de stakeholders é um conjunto de processos práticos e teóricos que visam compreender os tipos de stakeholders.

Uma efetiva administração de stakeholder tem de mapear e monitorar as pessoas interessadas. Também precisa realizar estratégias para otimizar a visão positiva da marca.

Conhecer stakeholders é saber a forma que as pessoas resolvem os dilemas da vida e o que elas precisam da empresa, assim como o que a empresa necessita das populações, construindo assim uma sociedade mais liberal e produtiva.

Por que fazer a gestão de stakeholders?

A importância central da gestão de stakeholders é ter uma visão ampla dos processos produtivos. Isso gera mais compreensão sobre quais operações a companhia pode melhorar ou manter, originando benefícios para contatos.

Ao adotar ações com base em dados que atendem stakeholders a companhia encurta o caminho das metas. As informações gerenciais dos contatos são elementares para tomadas de decisão com segurança.

Ao gerir stakeholders, a corporação desenvolve facilidades para receber feedbacks de etapas preliminares de planos operacionais, implementação de projetos e resultados.

Uma gestão de stakeholders profissional revela riscos ou limitações dos projetos. É possível identificar e negociar com públicos influentes, resistentes em terem visões positivas à entidade.

3 ideias para iniciar a gestão de stakeholders

Em primeiro lugar, o nível de importância do stakeholder varia de acordo com o projeto ou as necessidades. A organização que precisa aumentar vendas focadas nos compradores. Caso haja demandas de tributos, o foco nos dados é o governo. E assim por diante.

A segunda ideia é não confundir os conceitos bases. Stakeholders são todas as partes com interesse no negócio. Shareholders diz respeito aos conjuntos de acionistas de uma organização.

Terceiramente, o principal foco da gestão stakeholder é encontrar um objetivo específico, capaz de atender às amplas variedades de perfis interessados. Isso pode ser conseguido com facilidade ao investir em data analytics.

Quais os passos para a gestão de stakeholders?

Listar contatos, marcar repetição de interações, analisar a relevância e criar ações estratégicas. Essas são algumas etapas para a gestão de stakeholders.

De preferência, realize as 10 ações abaixo na gestão de stakeholder, sem exceção. Conte com os dados para fortalecer as interpretações e executar estratégias que melhoram relações.

  1. Criar o mapa stakeholder

Desenvolver um stakeholder map é uma medida que ajuda a entender melhor as demandas de cada ação estratégica corporativa. Essa mapeação pode ser encaixada em diferentes contextos business como: Multinacionais, grandes negócios nacionais, startups e consultorias.

Como criar um mapa stakeholders? Siga os demais passos abaixo para essa construção! Depois é só manter a estrutura com as atualizações dos dados, conforme a corporação lança outros produtos ou novas iniciativas operacionais.

  1. Fazer uma lista com os tipos de stakeholder

O passo base para realizar a lista de stakeholders é desenvolver um brainstorming. Nele, devem ser incluídas as pessoas de fora da equipe interna que interagem com a instituição, no dia a dia do trabalho.

Serviço coletivo. Cada membro do time precisa identificar as conversas do presente ou passado. Para fazer a lista utilize ferramentas tecnológicas, de preferência com Inteligências Artificiais fáceis de integrar a outros sistemas. Assim é simples cruzar dados para achar decisivos insights de stakeholders.

  1. Marcar as periodicidades das interações

Uma vez que os nomes estão na lista, é hora do staff pensar na frequência em que interage com cada stakeholder. Isso hoje ou em dias anteriores.

Para facilitar o desenvolvimento da inclusão dos períodos, é recomendável utilizar timeboxing — que aloca uma unidade fixa e máxima de tempo para as atividades.

De preferência utilize ferramentas que possibilitam a ordenação dos dados de periodicidade, conforme uma ordem de menos ou mais interações. Essa escolha simplifica as futuras análises da gestão de stakeholders.

  1. Estabelecer a influência

Esse procedimento requer know how, tanto das operações do negócio como da capacidade de influência dos stakeholders. É necessário pressupor o poder de influenciar para cada nome listado junto com a regularidade de contatos.

Ao lado do stakeholder, arraste uma barra para a direita no sentido de mostrar em até que ponto há o poderio da influência. Isso é realizado também com números, de 1 a até 10 ou 100, por exemplo.

Na sequência, escolha os principais influenciadores. O negócio seleciona quantos nomes quiser.

Porém, quanto mais escolhas realizadas, maiores são as atividades administrativas, assim como menor se torna o foco — dependendo do tamanho da equipe e das tecnologias de data analytics disponíveis.

  1. Entender os stakeholders que apoiam o negócio

É o momento de entender como os stakeholders agem no apoio à marca. Esse ponto requer uma análise detalhada das ações do público selecionado, como:

  • Conteúdo da marca compartilhado nas redes sociais
  • Média de NPS (Net Promoter Score)
  • Realização de perguntas construtivas
  • Tempo de resposta para as questões da marca

A gestão de stakeholders necessita mover uma barra para a direita ou quantificar com números, para marcar a estimativa do nível de apoio de cada contato.

  1. Identificar stakeholders que desaprovam a marca

Vale incluir no mapa da gestão de stakeholders os grupos com conflitos de interesse, ameaçados por causa do sucesso da empresa.

À primeira vista, os concorrentes estão nas listas de stakeholders não apoiadores, a menos que se tornem parceiros do negócio.

  1. Saber os níveis de participação

Uma vez que os apoiadores estão identificados, é preciso avaliar se cada contato está ativo ou passivo, no apoio à marca.

No topo do gráfico devem estar as pessoas que podem ser muito ativas em apoiar e desaprovar. Os neutros permanecem no meio. Os passivos ficam abaixo.

Sistemas inteligentes informam a evolução dos níveis participativos por períodos de curto, médio ou longo-prazo.

  1. Desenvolver ações na gestão de stakeholders para melhorias

Com o panorama geral dos stakeholders, o negócio é apto a definir prioridades para construir relacionamentos e disponibilizar tempo, direcionado a cada ação estratégica que objetiva fortalecer as relações.

O stakeholder ativo e influenciador merece mais tempo de atenção do que as pessoas pouco influentes, normalmente.

Com relação aos contatos, a gestão de stakeholders realiza ações para aumentar ou diminuir:

  • Apoio
  • Detração
  • Passividade
  • Poder para influenciar
  • Solidariedade
  1. Continuar a documentar as experiências na gestão de stakeholder

Documentar o mapa inicial não é o bastante. Mesmo após um mapeamento completo, você deve continuar a registrar tudo o que aprende na gestão de stakeholders.

A planilha atualizada é útil para consultas rápidas, que visam entender os stakeholders antes da empresa implementar estratégias para fidelização, por exemplo.

É possível elaborar uma série de personas com base nos principais stakeholders para otimizar resultados de peças publicitárias. Monte perfis completos com informações pessoais e sociais coletadas de CRM, redes sociais, ERP e outros sistemas de dados.

  1. Considerar a contratação de uma consultoria

Para mapear os stakeholders com rapidez e menos barreiras operacionais, é válido contratar uma consultoria. Consultores experientes sabem quais atalhos necessários para montar efetivos mapas fiéis à realidade operacional.

Os consultores da DataEx são peritos em aplicar os melhores sistemas para mapear dados de contatos. A marca implementou tecnologias que otimizam a gestão de stakeholders e realiza outros implementos de modern Workplace.

Veja como funciona a consultoria de gestão de stakeholders no site oficial da DataEx.

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