7 indicadores de desempenho que você precisa analisar na sua empresa

por | 2/09/2021 | Dados | 0 Comentários

Tempo de leitura: 7 minutos

Mulher pesquisa em tablet os indicadores de desempenho de sua empresa

Os números gerados pelas empresas são de extrema importância para o gestor tomar decisões que ajudam no crescimento contínuo, interpretados por indicadores de desempenho.

Existem milhares de dados no seu negócio, mas você sabe como interpretá-los? É difícil compreender ao certo a performance da sua equipe? O que mensurar? Como não se enganar pelas métricas de vaidade?

No conteúdo a seguir, você encontra as respostas para essas e outras dúvidas sobre os tipos de indicadores a serem analisados. Assim, fica muito mais simples interpretar dados para estabelecer estratégias que visam melhorias contínuas.

O que são indicadores de desempenho e por que você deve acompanhá-los?

Os indicadores de desempenho (do inglês, KPIs — Key Performance Indicators) são a principal forma de acompanhar o desenvolvimento em cada setor de um negócio. Esses indicadores quantitativos e qualitativos servem para medir ou avaliar o desempenho da empresa em determinados períodos.

Com a ajuda de ferramentas digitais que calculam dados operacionais, é possível que os administradores compreendam se a produção converge com as metas estratégicas.

Esses indicadores revelam aspectos como:

  • progressos produtivos;
  • resultados diversos;
  • característica dos desempenhos;
  • comportamentos;
  • conformidades;
  • pontualidade;
  • níveis de qualidade em produção; ou
  • atendimento.

Os indicadores de desempenho permitem um gerenciamento mais adequado e facilitam a identificação da raiz dos problemas ao gestor para tomar providências acertadas, antes de surgirem prejuízos.

Monitorar para aprimorar operações coletivas e individuais, esse é o principal objetivo dos indicadores de desempenho. Afinal, “tudo passível de ser medido, pode ser melhorado”, como diz o austríaco Peter Drucker, considerado “pai” da administração moderna.

Cuidados com os indicadores de desempenho

Ao que parece, é melhor ter o máximo de indicadores de desempenho possível para obter os melhores resultados, certo? Errado! Concentre-se nas métricas que têm informações relevantes.

O excesso de indicadores gera problemas como:

  • desperdício de tempo;
  • dificuldades na análise;
  • esconde os índices que realmente importam.

Quando há excessos de indicadores, as empresas podem deixar de acompanhar os desfechos essenciais, conforme o ponto de vista estratégico, gastando energia com atividades irrelevantes.

Por outro lado, o fato de um indicador de desempenho importante se desenvolver muito bem não quer dizer que ele deve ser dispensado da análise. Muitas vezes, é importante “mexer em time que está ganhando” para evitar futuros problemas ou garantir a manutenção da efetividade produtiva.

A escolha dos melhores indicadores de desempenho considera o tipo de estratégia comercial, os objetivos e as visões de negócios da empresa.

Os principais tipos de indicadores

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho. Os mais comuns são fundamentais para que os gestores compreendam o panorama produtivo, alinhando desempenho com objetivos e prazos. Veja alguns KPIs populares:

Indicadores de desempenho de produtividade

Tal indicativo relaciona a produtividade com o tempo para produzir. O cálculo considera as horas gastas por máquinas e operários, no ciclo produtivo. Gestores utilizam indicadores de desempenho de produtividade para entender os gastos com recursos, descobrindo se a empresa gasta muito ou pouco para atingir as metas.

Indicadores de desempenho de qualidade

É um subgênero do indicador de produtividade. Esse índice mostra quantos produtos foram produzidos com perfeição e as produções impróprias, para vender por avarias e falhas.

Indicadores de desempenho de capacidade

Quantos produtos uma máquina produz por hora? Qual o número máximo de serviços que a sua equipe atende no momento? O indicador de desempenho da capacidade responde essas questões com cálculos rápidos. Com essa indicação, o gestor descobre se a empresa pode ou não atender uma nova solicitação de grandes compras.

Indicadores de desempenho da estratégia

Demonstram como estão os resultados das operações para alcançar as metas estratégicas. Você define suas metas, como: reduzir a taxa de cancelamento em 6 meses, aumentar as vendas no período de 1 ano, entre outras. O indicador contabiliza os dados da base e mostra, em percentuais, como a empresa está no avanço operacional para atingir metas.

Os indicadores de desempenho da empresa que você deve acompanhar

Conforme as estratégias e características do negócio, o gestor entende quais dados são mais importantes, ao ponto de merecerem um tempo dedicado para análises. Para alguns administradores, o que importa no momento é aumentar as vendas. Já outros consideram válido buscar um bom SLA de atendimento.

Há inúmeras possibilidades, sendo que algumas demandam menos ou mais atenção, conforme as necessidades do presente. No meio corporativo, é comum analisar os seguintes 7 indicadores de desempenho a seguir:

1. Lucratividade

Você não deve confundir faturamento com lucratividade. Faturamento é aquele dinheiro que entra na empresa. Lucratividade se trata do percentual do lucro sobre o faturamento, descontando as despesas. No entanto, um faturamento alto não significa uma boa lucratividade, necessariamente.

2. Turnover

Turnover indica o número de pessoas que uma empresa contrata ou dispensa. Se a taxa de rotatividade estiver alta, talvez seja sinal para repensar a sua estratégia com fins de reter talentos.

O cálculo considera dados de todos os profissionais e estabelece um valor médio. Ao analisar indicadores de desempenho de turnover, considere os gastos com rescisões contratuais, a estratégia, a produtividade e os custos do processo seletivo.

3. Sucesso em vendas

É um indicativo indispensável que calcula as vendas efetivas. Você pode usar os resultados para comparar com metas e tomar a decisão de mudar ou não sua estratégia comercial.

Em programas mais dedicados, com indicadores de vendas é possível compreender os motivos que fazem a empresa vender mais ou menos, como preço, frete, atendimento ao cliente, entre outros dados.

4. Ticket médio

Entre os principais índices para monitorar ciclos de vendas, destaca-se o indicador de ticket médio. O cálculo pode acontecer tanto por vendedores (para descobrir quem vende menos ou mais) como clientes (para indicar qual consumidor consome menos ou mais).

5. ROI (Return Over Investment)

O Retorno Sobre Investimento (ROI, na sigla em inglês), como indicador, calcula quanto de retorno há dos investimentos realizados. Ideal para mensurar programas de treinamento, aquisições de equipamentos ou softwares e campanhas de marketing.

Quanto maior o ROI, melhor. Ao usar esse indicador, você pode ter uma projeção realista do volume de ganhos.

6. Taxa de Cancelamento (Churn Rate)

Esse cálculo evidencia a média de clientes. Ele cruza dados de consumidores ativos e desistentes. Dessa forma, é possível entender se a empresa perde ou ganha mais compradores ao longo do tempo.

Esse cálculo também considera o poder aquisitivo ao quantificar os valores gastos por clientes, identificando pessoas que compram pouco em alto valor ou compradores de muitos produtos baratos.

7. Índice de Market Share

Útil para mostrar qual é a presença de uma empresa no mercado. O cálculo considera aspectos como região das vendas, categoria de produto e volume das unidades vendidas.

Exemplificando, suponha que sua empresa venda 50 computadores por dia em uma cidade, na qual o público compra 500 computadores diariamente. Sendo assim, o Market Share mostra que, na região, seu negócio corresponde a 10% da porção do mercado.

Ao usar indicadores de desempenho, escolha aqueles que são realmente importantes no momento para a sua empresa, mas tenha cuidado com o excesso. Ao analisá-los, pense no contexto das estratégias, só assim é possível alcançar bons resultados com Data Science.

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