Higienização de dados: o que é e como otimiza o tempo de trabalho?

por | 29/06/2021 | Sem categoria | 0 Comentários

Tempo de leitura: 4 minutos

Homem, com trajes sociais, tocando em uma tela azul com gráficos realizando a higienização de dados.

Atualizado em: 27/10/2022

A higienização de dados se aplica até depois de refinar dados brutos coletados de diversas fontes, pois eles podem se tornar obsoletos de modo a “roubar o tempo” das análises, o que dificulta as rotinas analíticas.

Os dados são valiosos ao ponto de serem considerados o novo petróleo do século XXI. Portanto, sua empresa precisa ter o máximo cuidado com as informações, seja por legalidade ou para encontrar insights facilmente.

Provavelmente seu negócio possui uma base de dados com informações como nomes, e-mail, endereço residencial, celular, telefones fixos, idade, entre outras. Como saber se elas estão corretas? A resposta real só a higienização cadastral pode mostrar.

Higienizar dados não é apenas deletar as informações que não têm uso, mas sim garantir os resultados rápidos e corretos em buscas cadastrais, conforme você verá neste texto.

O que é higienização de dados?

A higienização de dados (ou higienização cadastral) tem como fim as limpezas, correções, padronização e outras formas de gerenciamento dentro do database.

As principais vantagens em higienizar dados são:

  • aumento de produtividade;
  • normalizar dados;
  • remover conteúdos duplicados;
  • crescimento da assertividade;
  • informações mais claras e precisas;
  • facilidade em segmentar listas.

O principal objetivo da prática de higienização digital é melhorar a qualidade das informações. Em alguns casos, ela padroniza os dados para facilitar seu processamento em softwares com IA (Inteligência Artificial).

Como ela funciona?

Em uma base execute as seguintes ações para higienizar dados: completar nomes jurídicos ou físicos, padronizar as informações de endereços, eliminar espaços em branco, corrigir erros de ortografia e gramática, normalizar números telefônicos e padronizar com letras maiúsculas/minúsculas.

Qual a diferença entre enriquecimento e higienização de dados?

Embora os dois conceitos sejam fundamentais para o data science de um negócio, existem diferenças essenciais.

Higienização objetiva limpar, padronizar e organizar o database para reduzir os custos de dinheiro ou tempo com informações ineficazes na hora de analisar para fechar vendas, fazer prospecções ou deliberar próximos passos.

Por outro lado, o enriquecimento visa acrescentar os dados que faltam para o database ser efetivo. Ou seja, se trata de um acréscimo de informações como e-mails, telefones e outros documentos. Esse acréscimo tem uma tendência mais qualitativa.

Como a higienização de dados otimiza as rotinas de trabalho?

Rapidez é a vantagem principal que os analistas recebem ao trabalhar com bases de dados higienizados, sem informações irrelevantes ao atual momento da empresa. Assim, você não perde tempo de análise na busca por insights.

Descubra, abaixo, de que outras formas a higienização de dados ajuda nas rotinas analíticas dentro das empresas!

1. Remoção de dados incorretos

Números de telefones desatualizados ou incorretos fazem colaboradores perderem tempo nas chamadas e na busca por outras formas de encontrar clientes.

A correção de caracteres ampara você para eliminar de maneira facilitada os contatos duplicados que ocupam espaço no sistema.

Higienizar é deletar dados incorretos e atualizar com informações recentes para potencializar a lista nas diferentes aplicações.

2. Otimização da lista

Uma vez que os dados estão higienizados, facilitam a tarefa de segmentar listas conforme as preferências de gestores ou gerentes, tendo em vista que há informações confiáveis organizadas conforme determinado padrão.

Tenha uma ideia prévia dos tipos de grupos que deseja criar e comece o trabalho de segmentação na base de dados higienizados. Segmente por poder aquisitivo, geografia, faixa etária, entre outras classificações.

3. Organização dos dados

Quando o database está desorganizado, surgem problemas como os excessos de ruídos que impedem contatos rápidos.

Em contrapartida, se os dados estão organizados, a empresa ganha mais capacidade comunicativa e consegue entrar em contato com qualquer consumidor ou stakeholder de forma facilitada.

A higienização de dados assiste organizações no campo estratégico, porque permite aos gestores terem contatos rápidos com clientes mais qualificados para gerar campanhas exclusivas e reter o público-alvo potencial.

4. Melhor qualidade nas informações

Com a higienização de dados, evoluem as chances de serem executadas ações de vendas rápidas e confiáveis para a recompra com base nos cadastros limpos.

Agora que você já sabe como higienizar a base de dados e otimizar as rotinas analíticas na empresa, acesse nosso blog e nossas redes sociais e fique por dentro das informações mais relevantes sobre o universo da tecnologia.

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