O Glossário de Business Intelligence (BI) é fundamental para compreender os detalhes ao utilizar ferramentas, infraestrutura, aplicativos e outras soluções de tecnologia para interpretar dados ou analisar informações.
Como gestor de negócios, compreender os principais termos BI é essencial, pois com esse conhecimento você não precisa parar de analisar um relatório ou propostas, no meio da leitura, para procurar o conceito de uma ou outra palavra que você desconhece.
A seguir, veja o conceito de termos do Business Intelligence e tenha mais eficiência nos processos da sua empresa.
Glossário de Business Intelligence
O Business Intelligence é uma forma de agrupar e analisar informações para que se possa obter vantagens competitivas. Seu objetivo é contribuir na interpretação e análise de dados, para identificar oportunidades ou riscos para a empresa.
Assim, há diversos termos específicos para essa área e abaixo iremos contextualizar sobre os principais termos relacionados a BI e seus conceitos. Confira!
1. Business Intelligence
Em português significa “inteligência de negócios”. Ele consiste na prática de utilizar recursos tecnológicos com finalidade de interpretar dados, buscando mais agilidade e efetividade para as tomadas de decisão. Diversas performances englobam o conceito, como:
- Mineração de dados;
- Gerenciamento de desempenho business;
- Benchmarking (processo de avaliação em relação à concorrência);
- Relatórios;
- Análises prescritas ou previsíveis.
2. Ad-Hoc Reports
Recurso usado na elaboração de indicadores, gráficos ou relatórios com rapidez e simplicidade. Quase sempre essa tecnologia é utilizada por gestores que ainda são iniciantes nos conhecimentos técnicos de termos de Business Intelligence.
3. Balanced Scorecard
Integra o método que mensura os desempenhos conforme parâmetros da HBS (Harvard Business School). É possível conhecer detalhes da efetividade empresarial no geral com essa medição.
4. BAM
BAM é o Monitoramento de Atividade de Negócios, um recurso tecnológico para monitorar indicadores de produtividade do negócio, em tempo real.
5. Cubo OLAP
É um hipercubo, sistema construído por dados OLAP — o que ajuda de modo direto para as análises serem mais rápidas.
6. Database
Na ótica do marketing, database é a base de dados que dispõe de soluções tecnológicas para analisar perfis, segmentar clientes e auxiliar no estabelecimento de ações estratégicas para a lucratividade, revelando novos nichos para otimizar vendas.
7. Data Lake
No glossário de Business Intelligence definimos Data Lake como uma base para armazenar e centralizar o gerenciamento de dados. Nesse caso, os conteúdos estão em estado bruto, sem averiguação ou organização adequada.
8. Data Mart (DM)
Datas Mart são muito populares para designar os repositórios de dados que funcionam como subconjunto do Data Warehouse. DM tem sido utilizado para armazenar dados de departamentos ou assuntos específicos.
9. Data Modeling
Traduzindo à linguagem portuguesa no glossário de Business Intelligence, Data Modeling significa modelagem de dados. Uma prática para construir informações consistentes, pois engloba metodologias específicas aplicáveis a negócios e estruturas informativas.
10. Data Warehouse
Também conhecido como armazém, Data Warehouse é um sistema para armazenamento de dados organizados e verificados, normalmente ordenados de acordo com cada assunto, disponíveis para subsidiar tomadas de decisão.
11. KPI
Indicador Chave de Performance (KPI) mede a efetividade da produção em diferentes áreas da empresa e informa via gráficos que colaboram para a equipe atingir as metas.
12. Métricas
As métricas são conjuntos de medidas que possuem a utilidade de formar uma base para indicadores KPI.
13. Modelagem multidimensional
A modelagem multidimensional se relaciona ao Data Warehouse diretamente. É um método de projeto lógico, a prática viável na análise para descobrir respostas da Database levando em consideração, diferentes objetivos de consultas.
14. OLAP
Online Analytical Processing (OLAP) é a perícia de administrar, analisar e manipular extensos conjuntos de dados em variados pontos de vista. Tecnologias potentes já existem para analistas em qualquer grau de hierarquia realizarem análises comparativas que ajudam nas deliberações.
15. Scorecard
A entidade que possui estratégias e metas muito bem definidas pode usar o scorecard como uma ferramenta de planejamento estratégico para a medição de desempenhos produtivos das áreas diversas.
16. Stakeholders
Stakeholders consiste em todas as partes interessadas nos projetos específicos ou na empresa inteira. Isso engloba desde os principais acionistas até compradores potenciais dos produtos e serviços.
Neste artigo, falamos sobre os significados dos termos mais usados na Inteligência Empresarial. Agora que você sabe o que são cada uma delas, aplique esse conhecimento na rotina do seu negócio e tenha mais rapidez em seus processos.
Gostou desse artigo? Acesse o blog DataEX e fique por dentro de todas as novidades do Universo da Tecnologia.
E também não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais, lá você conhece um pouco mais sobre nosso trabalho com Dados.
Você deseja saber como aplicar Business Intelligence em seu negócio?
Conte com a consultoria da DataEX nesse processo. Temos um time especializado e capacitado para transformar dados em informações valiosas. A partir da nossa expertise em BI, sua empresa obterá os melhores resultados e insights.
Preencha o formulário abaixo e comece sua jornada de dados agora mesmo.